Novo vírus está atacando iPhones – não há como se proteger

Um novo vírus desconhecido está afetando iPhones, e não requer nenhuma ação do usuário para contaminar o dispositivo. Para ser vítima desse golpe, basta receber uma mensagem pelo iMessage com um anexo comprometido. A partir desse momento, o celular fica infectado e o vírus espião começa a agir.

Vírus espião A operação

  • Chamada de Operation Triangulation pelos especialistas em segurança da Kaspersky, foi descoberta quando um desses pesquisadores percebeu que seu dispositivo estava infectado por um vírus desconhecido.
  • O vírus explora uma vulnerabilidade nos dispositivos da Apple que nem mesmo os desenvolvedores conheciam.
  • Vários iPhones e iPads da equipe da Kaspersky foram infectados e, embora não tenham sido divulgados mais detalhes para evitar a disseminação dos golpes, fica claro que o vírus já está se espalhando.
  • As informações privadas coletadas pelo espião incluem imagens enviadas por aplicativos de mensagens, gravações de áudio, localização geográfica e outros registros de atividade no próprio dispositivo.

Como ocorre a infecção pelo vírus

Para que seu dispositivo seja infectado, basta receber uma mensagem via iMessage com um anexo corrompido. Não é necessário clicar em nenhum link, baixar o arquivo ou mesmo abrir a mensagem. Assim que a mensagem chega ao celular, o vírus espião assume o controle como administrador e apaga seus rastros para acessar os arquivos do sistema sem ser detectado.

Até onde se espalha a infecção As redes sociais dos dispositivos infectados não foram afetadas, o que indica que o vírus provavelmente atua apenas no próprio dispositivo. No entanto, os pesquisadores da Kaspersky acreditam que eles não são as principais vítimas. Normalmente, operações de espionagem têm como alvo políticos, jornalistas, ativistas e pessoas envolvidas em assuntos políticos em geral, atacando grupos específicos.

 

Como se proteger?

  • Ainda não há uma atualização disponível do iOS e iPadOS para corrigir a falha que permite a entrada desse vírus.
  • De acordo com a Kaspersky, no momento, não há muito que possa ser feito para se proteger contra a infecção. No entanto, geralmente esses vírus têm alvos específicos.
  • Algumas técnicas que podem ajudar são prestar atenção ao consumo normal de dados e bateria do dispositivo (caso estejam anormais, pode haver atividades em segundo plano) e revisar as configurações de segurança do dispositivo.
  • Além disso, recomenda-se não clicar em links desconhecidos, não fazer download de aplicativos de desenvolvedores desconhecidos e evitar acessar páginas suspeitas para garantir uma proteção geral.