A Microsoft está testando um novo método de reinstalação do Windows 11 por meio de um recurso recentemente identificado no Canal Beta do programa de testes da empresa. Este recurso, denominado “Conserte problemas com o Windows Update,” oferece uma solução para resolver problemas no sistema operacional sem a necessidade do Media Creation Tool.
Conforme relato do site Windows Latest, essa ferramenta permite a reinstalação da versão atual do sistema operacional, preservando os arquivos pessoais do usuário durante o processo. A Microsoft esclarece que essa operação reinstala o sistema operacional existente, sem remover arquivos, configurações ou aplicativos. Os detalhes da operação de reparo são exibidos na página Configurações do Windows Update.
Essa ferramenta representa uma simplificação no processo de formatação do Windows 11, eliminando a necessidade de baixar uma imagem de disco (ISO) ou utilizar o Media Creation Tool da Microsoft para reinstalar o sistema operacional. Os usuários podem acessar a ferramenta de recuperação em Configurações > Sistema > Recuperação, embora, por enquanto, ela não funcione conforme esperado.
A principal vantagem dessa ferramenta é tornar o processo de formatação mais acessível, oferecendo aos usuários uma opção mais simples e confortável, especialmente para aqueles preocupados em perder arquivos pessoais durante o processo de reinstalação. No entanto, é sempre recomendável fazer backup de dados importantes antes de iniciar qualquer processo de formatação.
Adicionalmente, o método de reinstalação via Windows Update é considerado mais “limpo,” pois não instala automaticamente ferramentas desnecessárias de fabricantes de componentes e periféricos.
Embora ainda não haja previsão para o lançamento oficial da ferramenta, há especulações de que ela possa ser disponibilizada para o público em meados de fevereiro ou março, como parte da atualização Moment 5 do Windows 11.