Recomendação do Livro Projeto Fenix(Sobre DevOPS)

Hoje eu venho aqui recomendar a leitura de um livro muito bom para qualquer pessoa que trabalhe ou queira trabalhar na área de TI, seja com desenvolvimento, suporte, infraestrutura, redes ou segurança.

O nome dele é: O Projeto Fenix – Um Romance sobre sobre TI, DevOPS e Sobre Ajudar o seu Negócio a Vencer.

Esse livro mostra na forma de um história, os problemas mais comuns que todos nós, profissionais, vivemos na área de TI.

O Livro Projeto Fenix foi publicado antes do Manual DevOPS que é também um livro muito interessante sobre o assunto.

O estilo desse livro é muito semelhante ao Livro “A Meta” que fala da teoria das restrições.

Os autores do livro são: Gene Kim, Kevin Behr e George Spafford. Todos eles tem muita experiência com gestão da área de TI de Grandes Empresas.

Esse é na minha opinião um dos melhores livros sobre DevOPS, ótimo para quem quer aumentar a produtividade da TI de um empresa ou quer entender e aprender sobre DevOPS.

O Projeto Fenix é um sistema que a empresa está desenvolvendo e que o desenvolvimento já está com muito tempo de atraso e que a empresa precisa implementar para aumentar a participação de mercado e reverter uma série de perdas que pode levar a empresa a falência.

A história mostra os conflitos comuns das áreas de desenvolvimento, operações, segurança e negócios que acontecem nas empresas.

Eu até fico assustado quando faço uma busca no youtube brasil e só aparece 1 vídeo em português falando sobre esse livro, já que pesquisando em inglês aparecem dezenas de vídeos falando sobre esse livro, com análises, resumos, recomendações e até debates sobre esse livro.

A propósito, esse é o único vídeo que eu citei, é esse vídeo abaixo, do Antonio Muniz, um canal que eu sempre acompanho e recomendo por ser uma ótima referencia sobre o assunto.

Isso só demonstra a falta de interesse dos profissionais brasileiros nesse assunto e isso infelizmente se reflete no desempenho da área de TI da maioria das empresas brasileiras quando comparadas as americanas.

Concluindo, eu recomendo que você leia esse livro e se você interessado em mais conteúdo sobre esse livro e sobre DevOPS em geral, deixe um comentário abaixo.