Itália alerta países sobre ataque hacker em grande escala

No domingo, dia 5, a ACN (Agência Nacional de Segurança Cibernética) da Itália, informou que milhares de servidores de computador em todo o mundo, foram alvo de um ataque hacker de ransomware. Um alerta foi emitido pelo órgão, para as organizações para que, diante do risco contra a segurança cibernética, tomem medidas para proteger seus sistemas.

Roberto Baldoni, diretor-geral da ACN explicou a Reuters, que o ataque visou explorar uma vulnerabilidade de software, alcançando grande escala, comprometendo servidores de vários outros países europeus, como França e Finlândia, contudo, Estados Unidos e Canadá também não escaparam.

“A CISA está trabalhando com nossos parceiros dos setores público e privado para avaliar os impactos desses incidentes relatados e fornecer assistência quando necessário”, informou a Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura dos EUA.

No último domingo clientes da Telecom Itália relataram problemas de internet. Embora os dois problemas não estejam relacionados, o país acredita que dezenas de organizações italianas tenham sido afetadas e emitiu o alerta para que todos, atingidos ou não, verifiquem a segurança dos seus sistemas e evitem o bloqueio.

 

Ataque hacker

A tecnologia e a internet avançam, e junto estão as vulnerabilidades, tema que deve ser ponto de preocupação principalmente entre empresas. Em 2022, o roubo de criptomoedas sob a atuação de hackers bateu recorde quando comparado com os números de 2021, o que mostra uma escalada nas habilidades e ações pontuais de invasores.

O Brasil é o quinto país do mundo em número de ataques de hackers contra empresas, atrás apenas de EUA, Reino Unido, Alemanha e África do Sul. Se considerados apenas os casos de “ransomware”, que são aqueles que envolvem o bloqueio do sistema em troca de um pagamento de resgate, foram 9,1 milhões de casos em 2021, mais do que o registrado em 2020.

Em dezembro de 2022, a ISH Tecnologia, empresa de cibersegurança, divulgou uma lista com as 15 vulnerabilidades mais exploradas por criminosos, as quais você pode conferir aqui!