Hook lança plataforma para criação de remixes de Músicas com remuneração aos artistas

O crescimento dos aplicativos de vídeos curtos inspirou uma infinidade de criadores a utilizar diversas ferramentas para tornar seus vídeos únicos, frequentemente remixando faixas musicais populares. No entanto, muitos desses remixes passam despercebidos pelos mecanismos de detecção de direitos autorais das gravadoras e das plataformas de mídia social.

Para enfrentar esse desafio, Gaurav Sharma, ex-diretor de operações do serviço de streaming de música JioSaavn, fundou a Hook em 2021. A empresa visa criar uma plataforma e sistema de gerenciamento de conteúdo que permitirá aos usuários criar remixes de músicas legalmente e garantir a remuneração dos artistas por isso.

A Hook está desenvolvendo um aplicativo com recursos de inteligência artificial (IA) que permitirá aos usuários criar remixes de músicas e compartilhá-los nas redes sociais. Os usuários poderão escolher trechos curtos de músicas, com duração inferior a 60 segundos, e personalizá-los usando as ferramentas fornecidas pela Hook. Além disso, poderão explorar remixes criados por outros fãs.

Inicialmente, a empresa permitirá que os usuários exportem os clipes criados no aplicativo Hook para suas próprias redes sociais populares, mas não pretende possibilitar a exportação de faixas de áudio no formato MP3.

A Hook planeja lançar seu aplicativo em versão beta privada no próximo mês, com o lançamento público previsto para 2024.

A empresa já arrecadou US$ 3 milhões em financiamento inicial, liderado pela Point72 Ventures, de Steve Cohen, e com a participação do ex-CEO do Warner Music Group, Edgar Bronfman Jr., da Waverley Capital, além de outros investidores, como a Three Six Zero, de Mark Gillespie, e a empresa de entretenimento japonesa Avex.

A equipe da Hook inclui Simmi Singh, Diretor de Produto, que tem experiência em produtos e crescimento na JioSaavn Spotify, e Manav Choksi, Diretor Financeiro, que atuou como consultor em diversas startups para captação de recursos.

Plataformas de mídia social como YouTube, Instagram e Facebook têm expandido constantemente suas coleções de músicas licenciadas que podem ser usadas na criação de vídeos, proporcionando às gravadoras uma oportunidade adicional de geração de receita com o uso de suas músicas. A Hook acredita que sua plataforma também ajudará as gravadoras a monetizar remixes e versões derivadas.

Com a crescente popularidade de remixes em plataformas como o TikTok, as gravadoras estão cada vez mais focadas em promover remixes oficiais e colaborar com criadores. Gaurav Sharma vê influenciadores e criadores como catalisadores da descoberta musical, atuando como “estações de rádio da atualidade.”

“Nosso foco no futuro próximo será a construção de nossa base de usuários. Eventualmente, poderemos nos tornar um elemento central na economia dos criadores de música, atuando como uma agência para criadores e uma ferramenta de A&R para as gravadoras”, afirmou Sharma.