Google lança Gemini for Google Workspace, sua nova IA corporativa

Na quarta-feira (21), o Google revelou o Gemini for Google Workspace, uma nova versão de sua inteligência artificial (IA) desenvolvida especificamente para uso corporativo. Esta iniciativa marca uma nova fase na oferta de serviços da empresa, direcionada ao ambiente empresarial.

A partir de agora, empresas de todos os tamanhos podem optar por um plano de acesso ao Gemini, que inclui a IA integrada de forma nativa às plataformas do Google Workspace. Isso significa que o Gemini se integra de maneira dinâmica aos serviços oferecidos pela marca, potencializando a criatividade e agilidade das equipes. Os planos mensais estão disponíveis em duas modalidades, com um período de teste gratuito de 14 dias. O plano Gemini Business é oferecido por US$ 20 por usuário, enquanto o Gemini Enterprise está disponível por US$ 30 por pessoa. A versão mais avançada inclui acesso total à IA, incluindo um tradutor em tempo real para mais de 15 idiomas, com legendas geradas automaticamente.

A Nova IA Corporativa do Google

O Gemini, focado no ambiente empresarial, será disponibilizado como um chatbot independente, capaz de auxiliar na construção de processos, fluxos de trabalho, textos, códigos de programação e outros conteúdos.

Esta nova oferta substitui a Duet AI, que era a plataforma inteligente anterior da empresa. O Gemini for Google Workspace é moldado a partir do Gemini Ultra 1.0, a versão mais sofisticada e poderosa do modelo de linguagem de larga escala do Google. Por estar integrado a uma conta corporativa, o Gemini opera com base nos conteúdos da respectiva conta empresarial, interpretando emails, analisando padrões e contribuindo de maneira criativa de acordo com o setor do negócio.

O Gemini for Workspace pode ser ativado diretamente a partir de ferramentas online como Gmail, Docs, Planilhas ou Apresentações. O Google assegura a privacidade e a segurança dos segredos corporativos, ressaltando que os conteúdos compartilhados ou solicitados não alimentam a IA pública da empresa, permanecendo restritos às contas de uma mesma companhia.

Essa mudança de nome e a adição de recursos marcam a nova estratégia de IA do Google. Nos últimos dias, a empresa renomeou o Google Bard para Gemini de forma definitiva, além de apresentar uma versão compacta e de código aberto de seu modelo de linguagem. O Google Assistente, pelo menos no Android, também está sendo substituído pelo novo serviço mais inteligente.