Google fotos introduz criação de álbuns de memórias com ajuda da IA

O Google Fotos está revolucionando a maneira como os usuários revisitam e compartilham seus momentos mais memoráveis. Recentemente, a gigante da tecnologia anunciou uma nova adição à ferramenta “Memórias”, que permitirá aos usuários criar álbuns de fotos com suas lembranças mais especiais, com a assistência de Inteligência Artificial (IA).

Essa novidade vai além da funcionalidade existente de “Memórias”, que está presente no Google Fotos há quatro anos e é utilizada por aproximadamente meio bilhão de pessoas ao redor do mundo. Agora, os usuários têm a opção de salvar suas memórias favoritas ou até mesmo construir novas a partir do zero, formando uma espécie de linha do tempo semelhante a um álbum de recortes.

Contudo, a má notícia é que essa função está sendo lançada de forma limitada, disponível atualmente somente nos Estados Unidos.

Como a funcionalidade opera?

Com essa atualização, é possível revisitar as imagens favoritas de meses e anos passados, organizadas em um carrossel na parte superior do aplicativo Google Fotos. Alternativamente, os usuários podem contar com a assistência da IA, que selecionará automaticamente as principais memórias e criará álbuns personalizados baseados nelas.

Ademais, os usuários têm a capacidade de renomear os álbuns recém-criados, atribuindo títulos personalizados que refletem o cerne das memórias apresentadas, em vez de optar por títulos genéricos. A escolha dos nomes para as coleções de fotos também pode ser auxiliada pela IA incorporada à nova função do Google Fotos.

A IA em questão faz parte das funcionalidades experimentais do Google Labs no Google Fotos e é categorizada como uma IA generativa. Quando se trata dos títulos, por exemplo, a IA é ativada quando o usuário clica no botão “Ajude-me a nomear”. Caso as sugestões da IA não atendam às expectativas, é possível editar ou ajustá-las para incluir detalhes diferentes, usando o botão “Adicionar dica”. O feedback fornecido pelos usuários contribuirá para o aprimoramento contínuo da IA.

Além da criação de álbuns personalizados de memórias, o Google Fotos permite que os usuários convidem amigos e familiares para colaborar na visualização das memórias, adicionando suas próprias fotos e vídeos à coleção, de forma semelhante aos Álbuns Compartilhados. O resultado final é uma linha do tempo que evoca a sensação de um álbum de recortes repleto de imagens e vídeos.

Embora o lançamento inicial tenha ocorrido nos Estados Unidos, a funcionalidade será gradualmente expandida para mercados globais nos próximos meses, oferecendo uma maneira mais rica e envolvente de relembrar e compartilhar momentos preciosos. Atualmente, a funcionalidade de IA está disponível apenas para contas selecionadas nos Estados Unidos.