Google anuncia atualizações no Maps com recursos impulsionados por IA

O Google está introduzindo uma série de novas atualizações no Maps, incluindo recursos alimentados por inteligência artificial (IA) projetados para aprimorar a experiência de pesquisa, exploração e navegação dos usuários. A empresa está facilitando a busca por itens específicos nas proximidades e oferecendo inspirações para atividades, aprimorando a interface de navegação, fornecendo mais informações sobre carregadores para veículos elétricos e expandindo recursos já anunciados para mais cidades.

O Google está aprimorando a funcionalidade de pesquisa no Maps para tornar mais simples a localização de itens específicos próximos a você. Agora, ao buscar por termos como “animal em arte latte”, você receberá resultados de fotos correspondentes. Esses resultados são baseados em análises de fotos compartilhadas pelos usuários no Google Maps, usando IA e modelos avançados de reconhecimento de imagens. Isso torna mais fácil descobrir novos locais que oferecem exatamente o que você procura. Por exemplo, ao visualizar uma imagem de um adorável animal feito em arte latte, você poderá obter informações sobre a cafeteria que a serve e obter direções até lá. Essa funcionalidade de pesquisa será lançada inicialmente nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Japão, com planos de expansão para mais países no futuro.

Para aqueles momentos em que você tem tempo livre e não sabe exatamente o que fazer, em breve verá resultados de pesquisa mais organizados sobre atividades próximas a você. Por exemplo, ao se encontrar em Tóquio e desejar sugestões sobre o que fazer, basta pesquisar “coisas para fazer” para visualizar recomendações, como “animação”, “flores de cerejeira” ou “exposições de arte”. Você poderá tocar nos locais sugeridos e obter orientações para chegar até eles ou salvá-los para referência futura. Essa atualização, projetada para facilitar a busca por atividades e opções gastronômicas, será lançada globalmente no Android e iOS nas próximas semanas.

A interface de navegação do Maps também está sendo atualizada para refletir com maior precisão o ambiente ao seu redor. Isso inclui a exibição de edifícios mais realistas, o que ajuda na orientação durante a condução em áreas urbanas. Além disso, o mapa apresentará detalhes aprimorados das pistas quando você estiver em rodovias, o que será particularmente útil quando for necessário mudar de faixa rapidamente para pegar uma saída. Essas melhorias serão implementadas nos próximos meses em 12 países, incluindo EUA, Canadá, França e Alemanha.

Nos Estados Unidos, os motoristas começarão a receber informações sobre faixas para veículos de alta ocupação (HOV) em suas rotas. Na Europa, o Google expandirá informações de limite de velocidade com suporte de IA para 20 países. Ambos os recursos serão lançados nos próximos meses no Android, iOS e em carros com Google Built-in.

Além disso, os motoristas de veículos elétricos (EV) que utilizam o Android e iOS receberão informações adicionais sobre as estações de carregamento, incluindo a compatibilidade com seus veículos e a velocidade dos carregadores disponíveis. Também será possível verificar quando um carregador foi usado pela última vez, evitando viagens desnecessárias a carregadores inoperantes.

O Google anunciou a expansão de alguns de seus recursos atuais impulsionados por IA para mais cidades. A Visualização Imersiva para Rotas, que permite visualizar sua jornada, estando você dirigindo ou caminhando, será expandida para várias cidades. O recurso Lens in Maps, anteriormente conhecido como Search with Live View, que utiliza IA e realidade aumentada para facilitar a compreensão do ambiente e a localização de informações sobre caixas eletrônicos, estações de transporte público, restaurantes e muito mais, será lançado em mais de 50 novas cidades, incluindo Austin, Las Vegas, Roma, São Paulo e Taipei.”