GitHub confirma uso de qualquer código público para o novo recurso Copilot, indiferente de licenças

A plataforma de desenvolvimento de software GitHub lançou em junho de 2021 o ‘GitHub Copilot ‘, uma função que complementa a continuação da escrita do código-fonte. Há um debate sobre o uso comercial do Copilot, que é feito aprendendo todo o código-fonte no GitHub, independentemente da licença, pelo GitHub da Microsoft.

Julia Reda – diz que o GitHub Copilot não está infringindo seus direitos autorais.

Copilot foi lançado pelo GitHub em colaboração com a pesquisa de inteligência artificial da organização OpenAI, é uma função que complementa automaticamente a ‘continuação’ do código-fonte escrito pela metade.

A desenvolvedora de software Nora Tindall postou uma conversa com o GitHub sobre o Copilot no Twitter. Em uma consulta ao GitHub, Tindall perguntou: ‘Meu código de conta do GitHub foi usado para treinamento de copiloto?’ O GitHub disse: ‘Todo o código publicado no GitHub foi usado para treinamento. Não distinguimos o código por tipo de licença. “Que diabos eles são, eles literalmente não envergonham”, acusa Tindall.

Não convencido de que o GitHub não respeitava os direitos autorais de seus usuários e usava o código para o IA aprender sem permissão, Tindall disse: ‘Entramos em contato com o Departamento Jurídico da Free Software Foundation e da Electronic Frontier Foundation.

O tweet da Tindall, que fala sua interação com o GitHub, recebeu mais de 4.000 curtidas no momento da redação. O tópico do boletim online Hacker News onde o tweet foi acessado dizia: ‘Se os dados de aprendizagem contiverem o código da licença GPL , o Copilot também deve ser distribuído com base na GPL. Embora algumas pessoas chamem como isso é diferente de um ser humano aprender a ler o código, muito diferente da IA ​​e dos seres humanos. seres humanos que não se destinam a ser distribuídos para copiar ‘comentários e’ tweetar a atenção Antes de coletar, apenas advogados e proprietários de empresas estavam interessados ​​em copiar códigos curtos para programadores. Como isso de repente fez com que todos insistissem em maximizar os direitos autorais? Muitas postagens foram postadas, incluindo comentários como ‘Você está perdendo?’,  a discussão foi complicada.

Julia Leda, membro do Parlamento Europeu pertencente ao Partido Pirata Europeu, sobre essas discussões,  disse: ‘Porque uma grande empresa, a Microsoft, a empresa-mãe do GitHub, está tentando analisar software livre e lucrar com ele, copyright pode parecer natural para os defensores do copyleft tentarem prevenir seu uso”, a ideia de copyleft que permite a redistribuição e modificação de código é utilizada por grandes empresas. Ele entende a recusa em ser feito.

Leda, por outro lado, disse também: ‘De acordo com a lei de direitos autorais da UE, a remoção de códigos licenciados pela GPL e outras obras protegidas por direitos autorais é legal, independentemente da licença. Nos Estados Unidos, a raspagem também é um uso justo. ‘ E ressaltou que a mineração de dados do código para treinamento de IA não constitui uma cópia que pode violar a lei de direitos autorais. Leda conclui que o código gerado pelo Copilot não é uma obra derivada conforme estipulado pela lei de direitos autorais porque não é de uma natureza que permita que o código original seja único.