Sobre a compra do GitHub pela Microsoft, entenda o que está acontecendo e conheça as alternativas

A Microsoft comprou o GitHub por US$ 7,5 Bilhões e imediatamente após a compra muitos desenvolvedores começaram a buscar alternativas ao Github e muitos chegaram a se revoltar com o ocorrido e postaram textos e vídeos criticando a compra.

O que muitos se peguntam agora é o que vai acontecer com o GitHub a partir de agora.

Vou fazer um breve resumo para quem ainda não entendeu o que está acontecendo e mostrar o que eu penso sobre isso.

O Git, a ferramenta central usada no Github é um sistema de versionamento de código que foi criado pelo Linus Torvalds, o criador do Kernel Linux e é muito rápido, escalável e descentralizado.

O Github é a Maior plataforma de hospedagem de código com mais de 28 milhões de desenvolvedores. É um site que permite que muitas pessoas trabalhem no desenvolvimento do mesmo software Open Source.

Muita gente confunde o Github com o Git. O Github é uma empresa que usa o Git que é um software opensource para fazer o versionamento dos códigos.

O Git continua Open Source e os códigos Open Source Hospedados no Github também continuam Open Source, é bom deixa isso bem claro. A Microsoft não está se apropriando de software de ninguém.

Para os desenvolvedores que por algum motivo não querem usar um serviço da Microsoft eu vou listar algumas alternativas:

  1. GitLab
  2. BitBucket
  3. SourceForge
  4. Launchpad
  5. Apache Allura