Como eu comecei a programar(Há 15 anos atrás)

As vezes algumas pessoas perguntam como eu aprendi programação de computadores, como eu comecei.

Ao contrário do que muitas pessoas recomendam, eu não comecei estudando algorítimos, eu já comecei desenvolvendo aplicativos para windows.

A primeira linguagem que eu aprendi foi o Visual Basic 6.

Eu comecei lendo uma apostila de VB6 e fazendo coisas simples como calculadoras para Windows e replicas do bloco de notas. Depois eu fui para a parte de redes, comecei a estudar sockets e criei um chat simples.

Nessa época eu tinha por volta de 15 anos, é mais ou menos a mesma época que eu descrevi no meu vídeo “15 Anos usando Linux” que você pode assistir abaixo:

Eu estudava códigos de softwares prontos para aprender mais. O primeiro software que eu realmente publiquei e que teve usuários de verdade, inclusive foi disponibilizado em sites de downloads como o superdownloads que era uma site muito famoso na época.

Foi um software para assistir TV pela internet, o nome do software era Web TV Stream Player, teve mais de 1000 downloads, tinha comunidade no Orkut.

Muitas pessoas enviavam mensagens pedindo novas funcionalidades, outras pessoas reclamavam que era mal feito e algumas coisas não funcionavam.

Na época existiam vários sites que transmitiam vídeo ao vivo pela internet e eram conhecidos como Web TV.

Existiam sites dos canais de televisão de verdade que também transmitiam.

Lembrando que nessa época o Youtube ainda não existia.

O Software fazia um índice com centenas de canais de TV pela internet e colocava links para eles.

O Aplicativo exibia o canal na tela.

Não era um software comercial porque não tinha nenhum modelo de monetização.

Depois disso, comecei a estudar conexão do VB6 com Banco de Dados do Access para poder desenvolver aplicativos para empresas e ajudei um amigo meu que estava desenvolvendo um software para informatizar uma farmácia, e foi assim que eu comecei a desenvolver softwares como desenvolvedor freelancer.

E foi assim que eu comecei a programar pra desktop.

Nos próximos artigos dessa séria eu vou mostrar como eu comecei a criar sites, desenvolver softwares para Web e como eu comecei a desenvolver aplicativos móveis multiplataforma.