Dojo é uma palavra de origem japonesa e significa “local de treinamento” e coding vem do inglês que significa codificação. Então Coding Dojo nada mais que é um local de treinamento de código ou local de treinamento de programação.
O Coding Dojo inicia-se tipicamente da seguinte forma:
- Pelo menos um computador conectado a um projeto.
- Uma tela de projeção para todos verem.
- Um piloto, um copiloto e um mestre.
- Demais participantes.
O mestre fala um desafio ao grupo. O piloto fica sentado ao computador, é a única pessoa que pode usar o computador para concluir o desafio. Ao seu lado fica o copiloto, mas somente para observar o piloto em ação e oferecer indicações. Todos os outro só observam e podem discutir entre si e com o copiloto e o piloto.
Qualquer pessoa pode fazer perguntas ao mestre, mas ele só pode responder com outra pergunta.
Independente do desafio ser resolvido, a cada 5 minutos o atual piloto volta para à plateia, o copiloto torna-se o próximo piloto e alguém da plateia assume como copiloto. A cada desafio cumprido, o mestre fala outro desafio, agora ligeiramente mais complexo.
Quando chega ao final do Coding Dojo, normalmente os participantes realizam uma retrospectiva do evento, pode ser realizada utilizando diversas técnicas, mas de maneira geral são respondidas três perguntas básicas:
- O que aprendemos com o Coding Dojo de hoje;
- O que podemos melhorar para a realização dos próximos Coding Dojos;
- O que devemos continuar fazendo nos próximos Coding Dojos.
A retrospectiva é extremamente importante, pois condensa todo o aprendizado do Coding Dojo
O Coding Dojo funciona da seguinte maneira.
E preciso ter alguns integrantes.
Um ambiente adequado e com os equipamentos necessário, vale apena lembrar que o dojo é um ambiente sem competição e colaborativo. Então o ambiente tem que ser seguro, confortável e propicio ao compartilhamento de conhecimento. De acordo com o formato escolhido, precisa também ter à disposição uma quantidade de computadores compatíveis com a quantidade de pessoa que irão codificar. Irá precisar também de um projetor que todos possam ver os códigos e um quadro branco para discutir soluções.
Para definir a periodicidade e o objetivo das reuniões. A ideia é ter um dojo que as pessoas se reúnam com certa periodicidade, não se trata de apenas uma única reunião. Preferencialmente, os encontros acontecem em um mesmo local e no mesmo horário.
Vantagens da prática do Coding Dojo:
Coragem: É necessária coragem para sair da zona de conforto e enfrentar um desafio;
Cooperação: A solução para o problema proposto é construída com a cooperação de todos os participantes, o que cria um ambiente colaborativo;
Respeito: Todos os participantes devem respeitar a solução proposta pelos demais, mesmo conhecendo maneiras diferentes de resolver o problema;
Participação: Todos os participantes participam da resolução do problema, o que cria um sentimento de igualdade entre todos os envolvidos, fazendo com q n tenha nenhuma opinião mais importante q a outra;
Simplicidade: O Coding Dojo serve para compartilhar conhecimentos e experiências entre os participantes.