Ataque Cibernético à MGM Resorts revela táticas de Engenharia Social dos Cibercriminosos

Na o dia 14, foi revelado que o grupo Scattered Spider é o responsável pelo ataque cibernético direcionado à MGM Resorts, uma rede de hotéis de luxo nos Estados Unidos que opera em várias cidades, incluindo Las Vegas. Os criminosos conseguiram acesso aos sistemas da empresa por meio de engenharia social e ligações fraudulentas para funcionários da MGM Resorts.

Os membros do Scattered Spider têm se destacado por sua habilidade em obter informações valiosas de suas vítimas, principalmente através da análise de perfis nas redes sociais. Usando esse conhecimento, eles se passaram por colaboradores da empresa em ligações para o suporte técnico, alegando dificuldades no acesso a serviços online. Com essa artimanha, conseguiram obter senhas, códigos e outras credenciais necessárias para invadir os sistemas internos da MGM Resorts.

O ataque cibernético teve consequências significativas para a MGM Resorts e seus clientes. Os sistemas da empresa permanecem fora do ar, causando longas filas nos hotéis, uma vez que o atendimento tem que ser feito de maneira manual, utilizando papel e caneta. Vários serviços, como máquinas caça-níqueis, chaves digitais dos quartos, sistemas de pagamento, serviços de TV e linhas telefônicas, estão indisponíveis devido ao ataque.

Estima-se que a MGM Resorts esteja enfrentando prejuízos na ordem de milhões de dólares, uma vez que seus cassinos normalmente geram cerca de US$ 15 milhões (R$ 73 milhões pela cotação atual) por dia. A empresa confirmou ter identificado um problema de segurança cibernética durante o final de semana e está colaborando com as autoridades competentes para investigar o ataque. Até o momento, não há informações sobre roubo de dados sigilosos ou exigência de resgate por parte dos cibercriminosos.