Amazon abre código-fonte de seu motor gráfico e lança Open 3D Engine

A Amazon liberou de graça o código-fonte do seu moto gráfico de jogos Lumberyard. A engine antes já era grátis, agora a empresa permitiu que qualquer pessoa desenvolva novos recursos para o software, a ferramenta, além disso, mudou de nome agora se chama Open3D Engine e ficou a gerência da Linux Foundation.
Futuramente será fundada uma empresa a Open 3D Foundation, para acelerar a colaboração com outros estúdios de jogos maiores, mas até o momento, há 20 membros participando do projeto, incluindo Amazon, Adobe, Apocalypse Studios, Huawei, Niantic e Red Hat.

O objetivo é oferecer uma engine em código-aberto que permite os desenvolvedores a criarem jogos de qualidade com visuais de alto nível e outros aplicativos livres de direitos autorais. Para que os usuários possam tirar as ideias do papel sem recorrer a motores gráficos que cobram taxas de publicação, como a Unreal Engine, da Epic Games, e a Unity, da Unity Technologies.

O motor Lumberyard antes era baseado na CryEngine, da Crytek, usada em jogos como Crysis e Hunt Showdown. O Open 3D Engine já foi criada do zero para evitar problemas com patentes de outras empresas, de acordo com a Amazon. A ferramenta atual pode fazer renderizações fotorrealistas e conta com todos os recursos necessários para criar games, simulações e animações.

Open 3D Engine pode ajudar a criar de jogos indie.

Uma engine completa em código aberto pode beneficiar tanto grandes empresas como também desenvolvedores independentes, pois muitas vezes ficam limitados às funções dos motores gráficos tradicionais. Com a Open 3D Engine, será possível modificar a estrutura da do software livremente e ainda compartilhar ferramentas com outros usuários.

Essa decisão da Amazon de financiar o motor gráfico pode ser para ajudar a empresa, que não tem tido sucesso em lançar os próprios jogos produzidos na Lumberyard. Por exemplo, Crucible foi cancelado e New Word segue sendo adiado. A companhia poderá incluir a Amazon Web Services e a Twitch na engine, para incentivar os desenvolvedores a incorporarem as plataformas diretamente nos games.