O Debian é uma distribuição Linux muito popular entre os utilizadores mais avançados e experientes principalmente por causa da sua estabilidade, excelência técnica e do seu profundo compromisso com as expectativas e necessidades da comunidade Linux.
Como o Debian dá grande atenção aos detalhes, torna-se possível produzir uma distribuição com uma alta qualidade e que seja estável, segura e escalável. Suas instalações podem ser configuradas facilmente para, assim, servirem vários papeis como servidores WEB, firewalls, estações de trabalho, servidores de rede, servidores de Banco de Dados e até mesmo para uso pessoal no dia a dia. Ele também introduziu diversas funcionalidades ao Linux.
A primeira distribuição que incluiu um sistema de gerenciamento de pacotes para realizar uma instalação e remoção de softwares mais facilmente foi o Debian. Ele também foi a primeira distribuição Linux que pode ser atualizada para outra versão mais recente sem que fosse necessário reinstala-lo.
Ele ainda é líder no desenvolvimento do Linux. O processo de desenvolvimento que ele apresenta é um grande exemplo de como pode funcionar bem um modelo de desenvolvimento Open Source.
Como a distribuição Linux Debian foi criada
O projeto Debian foi fundado em 1993 por Ian Murdock que pretendia que sua distribuição criada fosse aberta seguindo o mesmo espírito do Linux e GNU. O projeto GNU da FSF apoiou a sua criação entre os anos de 94 e 95.
A distribuição Debian tinha a pretensão de ser criada conscientemente e cuidadosamente em conjunto e assim deveria ser mantida e suportada. Assim formou-se um grupo forte e pequeno de hackers do Software Livre e que foi crescendo gradualmente ao ponto de se tornar uma organizada e grande comunidade de usuários e desenvolvedores.
Quais são suas principais características
As características principais do Linux Debian são:
- Ótimo desempenho e estabilidade;
- Facilidade de atualizar o sistema;
- Tipo de instalação um pouco mais complexa do que as demais, o que requer cuidado na sua instalação;
- Quase todas as plataformas atuais são suportadas;
- Exige pouco dos recursos de hardware;
- Software livre;
Qual o seu objetivo
O Linux Debian tem por objetivo criar uma distribuição que esteja acima do nome Linux e que não seja comercial. O que se pretende é que a distro possa competir de forma eficiente no mercado comercial.
Como ela é mantida
O projeto se mantem através de doações à SPI (uma entidade que não tem fins lucrativos cuja sigla significa Software in the Public Interest).
Como funciona a comunidade Debian
O Debian é uma organização composta por voluntários que possui três documentos de fundação que são muito importantes para nortear os seus colaboradores para que eles possam atingir os objetivos pretendidos com o projeto:
- O contrato social que faz a definição do conjunto de princípios básicos cujos membros devem basear suas ações;
- Linhas mestras do software livre que torna bem claro o termo “free software”;
- Constituição Debian que descreve como a organização deve ser estruturada para que sejam tomadas as decisões formais necessárias dentro do projeto. Ele também enumera as responsabilidades e os poderes que o Debian Project Leader possui bem como os programadores em geral e o Debian Project Secretary.