LPI é uma sigla para Linux Professional Institute, e trata-se de uma organização constituída pela comunidade Linux. Tem como finalidade desenvolver um programa de certificação de Linux, que é reconhecido internacionalmente por empresas e empregadores.
A certificação profissional é importante para validar sua experiência e conhecimento em determinado assunto. E uma certificação LPI ajuda profissionais de TI a entenderem o universo Linux, podendo até mesmo usá-lo como ferramenta de trabalho profissional.
A grande vantagem da certificação LPI sobre outras certificações do sistema operacional Linux diz respeito a neutralidade que é feita as distribuições. As provas são baseadas em um conjunto de normas que mantém a compatibilidade entre as diferentes versões existentes do sistema.
No final desse artigo você pode encontrar links para simulados das provas da certificação LPI.
Como tiro minha certificação LPI?
Há um programa de certificações profissionais do LPI. Que também pode ser chamado de LPIC. Este programa foi criado para avaliar e trazer competências no uso do sistema operacional Linux e suas ferramentas.
Há um programa de introdução ao Linux, esse programa é chamado de “Linux Essentials”, e tem como finalidade mostrar conhecimentos básicos para se trabalhar com o sistema operacional Linux. Esse programa não é obrigatório, mas auxilia antes de realizar às três etapas de certificações do LPI.
Para receber a certificação no 1º nível, é necessário que o profissional esteja apto a trabalhar com as linhas de comandos do Linux, além de executar tarefas simples de manutenção e instalar e configurar uma estação de trabalho, incluindo a interface gráfica. E para conseguir a certificação, é obrigatório ser aprovado nos exames 101 e 102
No 2º nível, o profissional precisa ser capaz de administrar um servidor, seja de pequeno ou grande porte, e planejar, manter e proteger uma rede mista, incluindo mas não se limitando a, servidor LAN, gateway internet e servidor WEB. Seus requisitos são ter a certificação LPIC-1, e ser aprovado em novos dois exames, o 201 e 202.
Já o 3º nível foi elaborado para um profissional expert em Linux. Esse 3º nível consiste basicamente um único exame, que dirá se você pode ser considerado um expert em Linux e está apto a receber a certificação LPI. Existem alguns outros exames caso queira se especializar em alguma área, porém não é obrigatório, fica a critério do profissional, se ele quer ou não.
Como devo estudar para esses programas?
A maneira de estudar para as certificações do Linux varia muito de pessoa para pessoa. Existem aquelas que preferem seguir o conteúdo e métodos de cursos especializados nessas certificações. Frequentar esses cursos auxiliam nas provas de certificação.
Para quem prefere estudar sozinho, há diversos materiais didáticos disponíveis na internet para auxiliar na preparação dos exames de certificações. No site oficial do LPI, é disponibilizado um material de estudo para auxiliar nos estudos para as provas.
Além disso, há sites que disponibilizam simulados de exames antigos, que ajuda tanto quem opta por fazer um cursinho, quanto para os autodidatas. É necessário levar muito a sério os estudos, os exames não são tão fáceis, mas tudo que é feito de forma séria e compromissada traz resultados positivos.
Simulados para certificação LPI: www.armbrust.eti.br
Mais informações no site oficial do LPI: www.lpi.org