7 linguagens de programação que você deveria conhecer.

 

Lisp é uma linguagem de programação inventada na década de 1950 desde então vem sido desenvolvida e melhorada ao longo dos anos, com passar do tempo houve vários dialetos de Lisp, então Lisp era mais uma linguagem simples que possui uma família de linguagens como exemplo a linguagem C : C, C++, Objective C, Java e C#.

Lisp é uma linguagem dinâmica, e os seus programas são constituídos por pequenos módulos, funcionalidades genéricas e que cumprem um objetivo bastante simples. O Lisp foi desenvolvido em módulos, e geralmente uma funcionalidade que ultrapassa largamente os objetivos para que foram concebidos.

 

 

Clojure

Clojure  é uma linguagem de programação desenvolvida por Rich Hickey, antes de criar a linguagem  ele trabalhou na dotLisp que é um projeto semelhante com base na plataforma .NET, Hickey demorou cerca de 2 anos  e meio para lança publicamente a linguagem  Clojure. O Clojure é um dialeto da linguagem de programação Lisp, sendo uma linguagem de propósito geral com ênfase em programação funcional, Clojure é executada na Máquina Virtual Java (JVM). A linguagem incentiva a imutabilidade e estruturas de dados imutáveis, o seu sistema de tipos é totalmente dinâmico esforços recentes também tem procurado a implantação gradual de tipagem forte. Clojure incentiva programadores a serem explícitos sobre o gerenciamento de estado e identidade.

 

Ruby

O Ruby é uma linguagem de programação interpretada multiparadigma, de tipagem dinâmica forte, que possui gerenciamento de memória automático, a linguagem foi desenvolvida no Japão, por Yukihiro Matsumoto em 1995, para ser utilizada como linguagem de script, o objetivo da linguagem é um script que fosse mais poderosa do que Perl, e mais orientada a objetos do que Python, Ruby suporta programação   funcional, orientada a objetos, imperativa e reflexiva. O Ruby está entra as 10 linguagens mais populares, de acordo com uma pesquisa conduzida pela RedMonk.

 

Erlang

Erlang foi desenvolvida pela Ericsson, o Erlang é uma linguagem de programação de uso geral e um sistema para execução, a linguagem foi desenvolvida para suportar aplicações distribuídas e tolerantes a falhas a serem executadas em um ambiente de tempo real e ininterrupto. A linguagem suporta nativamente hot swapping, em forma que o código pode ser modificado sem a parada do sistema. Originalmente a linguagem era proprietária da Ericsson, mas foi lançada em 1998 como código aberto.

Scala

O Scala é uma linguagem de programação de propósito geral, multiparadigma, a linguagem foi desenvolvida em 2001 por Martin Odersky e pelo grupo dele na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) Lausana na Suiça, a linguagem foi projetada para expressar padrões de programação comuns de uma forma concisa, elegante e type-safe. A linguagem incorpora recursos de linguagens orientadas a objetos e funcionais, também é plenamente interoperável com Java. O Scala é a sucessora de Funnel, uma linguagem baseada em Join Calculus, e é um software de código aberto, o Scala é uma linguagem de programação relativamente nova, mas mesmo assim, nos últimos anos conquistou empresas gigantes.

 

 

Prolog

O Prolog é uma linguagem de programação que se encaixa no paradigma de Programação em Lógica Matemática. O nome Prolog foi escolhido por Philippe Roussel como uma abreviação de “PROgrammation en LOGique”, a linguagem foi desenvolvida por meados de 1972 por Alain Colmerauer e Philippe Roussel. Prolog é uma linguagem de uso geral que é especialmente associada com a inteligência artificial e linguística computacional, sendo assim, consiste numa linguagem puramente logica, que pode ser chamada de Prolog puro, e numa linguagem concreta, a qual acrescenta o Prolog puro com componentes extra-lógicos.

 

Haskell

O Haskell é uma linguagem de programação puramente funcional, de propósito geral, foi criada a partir da necessidade de unir outras linguagens do mesmo paradigma em uma só, foi nomeada em homenagem ao lógico Haskell Curry. Sendo uma linguagem funcional, a estrutura de controle primaria é a função, a linguagem é baseada nas observações de Haskell Curry e seus descentes intelectuais, o último padrão semi-oficial  é o Haskell 98, destinado a  especificar uma versão mínima e portável da linguagem para o ensino e como base para futuras extensões.

 

Recomendo que leia o livro: Seven languages in seven weeks.