Roubo de 2,6 milhões dados do Duolingo

Na dark web, na semana passada, apareceu a venda um pacote supostamente contendo dados de 2,6 milhões de contas do Duolingo. Depois dessa divulgação do conteúdo em um fórum de hackers, a empresa disse que está investigando a situação.

Através da mensagem publicada na internet aponta que esses dados não foram obtidos por um ataque hacker. Segundo os responsáveis, as informações foram vazadas graças a um problema em uma API do Duolingo.

O pacote está sendo comercializado no valor de US$ 1.500 e e inclui detalhes como e-mail e detalhes de uso do aplicativo de idiomas. Para comprovar a autenticidade do material, os hackers liberaram mil contas como uma “amostra” na dark web.

 

Duolingo investiga o caso

O The Record Media compartilhou um comunicado do Duolingo, onde a empresa diz ue está investigando a situação, mas garante que não foi vítima de um ataque hacker. Segundo a companhia, as informações foram obtidas por meio de data scrapping, também chamado de raspagem de dados, quando hackers coletam e compilam dados públicos.

Mesmo não sendo tão nocivo quanto um ataque hacker, a raspagem de dados também oferece perigos aos usuários, principalmente por sua recorrência: a prática cresceu 240% anualmente em 2022, segundo a Human Security. O Facebook, por exemplo, tomou ações no ano passado contra usuários desse tipo de ação.

A dica para os usuário do app é ficar de olho nos desdobramentos do caso. Até o momento, o site Have I Been Pwned, que mostra se seus dados foram vazados publicamente, ainda não conta com informações a respeito do pacote de informações do app de idiomas.