O TikTok segue proibido na Índia, confirmou o portal TechCrunch na última sexta-feira. A breve liberação de acesso ao site no país chegou a gerar rumores sobre um possível retorno da plataforma após mais de cinco anos fora do ar, mas a informação foi desmentida pela própria empresa e pelo governo indiano.
Um porta-voz do TikTok afirmou que a plataforma continua bloqueada e que a empresa cumpre as diretrizes do governo:
“Não restauramos o acesso ao TikTok na Índia e seguimos em conformidade com a decisão das autoridades”, declarou o representante.
Um funcionário do Ministério de Tecnologia da Informação da Índia, que preferiu não se identificar, também confirmou que não houve nenhuma medida oficial para revogar a proibição imposta em 2020 pela Seção 69A da Lei de TI.
Como surgiu a confusão
Na sexta-feira, jornais locais e usuários nas redes sociais relataram que o site do TikTok estava carregando sem necessidade de VPN — algo incomum, já que o serviço foi banido junto a dezenas de outros aplicativos chineses em meio à escalada de tensões entre Índia e China.
No entanto, tudo indica que o acesso temporário foi apenas resultado de uma falha de configuração de rede. Situações semelhantes já ocorreram no passado: em setembro de 2022, alguns provedores de internet desbloquearam acidentalmente o TikTok e outros sites restritos durante a aplicação de um patch.
TikTok continua fora do mercado indiano
Apesar dos rumores, a realidade é que a plataforma de vídeos curtos não tem previsão de voltar a operar na Índia, um dos mercados mais importantes que perdeu desde 2020.