” Pegadinha do Sem-teto de IA” viraliza e preocupa autoridades nos EUA e Reino Unido

Um novo desafio com inteligência artificial (IA) tem chamado atenção nas redes sociais — e causado sérios problemas fora delas. Chamado de Homeless Man AI Prank (“Pegadinha do Sem-teto de IA”, em tradução livre), o conteúdo viraliza em plataformas como TikTok e Snapchat, mas já levou pais assustados a chamarem a polícia em diversos casos.

A “brincadeira” consiste em usar IA para inserir a imagem de um morador de rua em uma foto da casa da pessoa — geralmente na porta, sala ou quarto. Depois, o autor da pegadinha envia a imagem editada para familiares ou parceiros, inventando histórias como “ele pediu um copo de água” ou “disse que conhecia alguém da casa”. A reação de susto ou pânico é gravada e publicada nas redes.

Os vídeos têm acumulado milhares de visualizações, e tutoriais ensinando como criar as imagens falsas com apps como CapCut e Snapchat também se espalharam rapidamente. Em vários casos, pais e responsáveis realmente acreditaram que havia um intruso e chegaram a ligar para a polícia, mobilizando equipes de emergência.

Por que o desafio é perigoso

As autoridades de Estados Unidos e Reino Unido alertam que o desafio vai muito além de uma “piada inofensiva”. Segundo comunicados oficiais, as falsas denúncias sobrecarregam os serviços de emergência e podem gerar situações perigosas — especialmente quando envolvem menores de idade e possíveis suspeitas de invasão de domicílio.

O departamento de polícia de Salem (EUA) classificou a tendência como “de mau gosto e potencialmente perigosa”, destacando que o desafio “desumaniza pessoas em situação de rua”, ao retratá-las como ameaças.

Outro ponto de preocupação é a ausência de identificadores de conteúdo gerado por IA. Como as imagens parecem reais e não trazem avisos de manipulação, as vítimas têm mais dificuldade em perceber que estão sendo enganadas.

Até o momento, o TikTok não se pronunciou oficialmente sobre o caso, mas o tema reacende o debate sobre uso responsável da inteligência artificial e os limites da criação digital em ambientes online.