A Microsoft está avaliando a viabilidade de lançar uma versão gratuita do pacote Office para Windows, suportada por anúncios publicitários. A informação foi divulgada pelo site Beebom e confirmada pela própria empresa.
Imagens registradas mostram banners publicitários posicionados verticalmente no canto direito da tela durante o uso do Word. Além disso, a cada poucas horas, um vídeo de 15 segundos é reproduzido automaticamente, sem som. Os usuários dessa versão não poderão salvar documentos localmente, sendo obrigados a utilizar o OneDrive, que oferece 5 GB de armazenamento gratuito para textos, planilhas e apresentações.
Além da exibição de anúncios, algumas funcionalidades avançadas estão ausentes nessa modalidade, como adição de marca d’água, análise de dados, ditado de texto, notas de rodapé, gráficos recomendados e suporte a extensões. Até o momento, a versão experimental inclui apenas Word, Excel e PowerPoint. Para remover a publicidade e acessar todas as funcionalidades, é necessário assinar um dos planos pagos da Microsoft.
O posicionamento da Microsoft
Em resposta ao site PCWorld, a Microsoft confirmou os testes dessa nova versão, mas afirmou que se trata apenas de um experimento. “A Microsoft tem conduzido alguns testes de forma limitada. (…) Atualmente, não há planos para lançar uma versão gratuita e suportada por anúncios dos aplicativos do Microsoft Office para desktop”, declarou a empresa.
Atualmente, o Office pode ser utilizado gratuitamente em navegadores, desde que o usuário esteja logado em uma conta Microsoft, Outlook ou Hotmail, mas com funcionalidades limitadas. Já na versão instalada no computador, apenas a visualização de documentos é permitida, sem possibilidade de edição.
Para acesso completo às ferramentas, é necessário assinar o Microsoft 365 (antigo Office 365). A licença pessoal custa atualmente R$ 509 ao ano ou R$ 51 mensais. O preço foi reajustado no início de 2025, principalmente devido à inclusão de recursos de inteligência artificial (IA) da plataforma Copilot.