O Linux é um núcleo de sistema operacional (kernel) open source. Famoso no mundo inteiro pela característica do código aberto, o Linux abriu caminhos para a criação de outros sistemas e mostrou aos internautas as possibilidades em customizar seus sistemas operacionais da maneira que desejarem. O Linux fez 25 anos no mês de agosto.
A Origem
O Linux foi escrito em 1991 por um jovem de 21 anos, universitário, da Finlândia. O seu nome é Linus Torvalds. A expansão das aberturas dos códigos foi tamanha que hoje apenas 2% do código do Linux foi escrito pelo seu criador.
No vídeo abaixo você pode conhecer essa história com mais detalhes.
Distribuições
Hoje existem mais de 300 distribuições Linux ativas. A maioria delas é originada do Debian. Mais de 13500 desenvolvedores contribuem para o Linux atualmente. O kernel Linux, atualmente conta com 22 milhões de linhas de código.
O Linux não é um sistema operacional fechado. Ele é um kernel: um núcleo onde outros sistemas operacionais podem se basear. O produtor de uma distribuição é o que vai definir o sistema em torno desse núcleo, tendo suas características próprias e suas ferramentas de configuração. Assim, as distribuições mais conhecidas são Ubuntu, Debian, Red Hat Enterprise Linux, Fedora, Slackware, além de muitas outras.
É evidente o sucesso da plataforma Android – é o sistema operacional mais utilizado do mundo, contemplando mais de 9 milhões de usuários.
Nesse vídeo você pode conhecer as 12 principais distribuições:
Onde o Linux está presente
O kernel Linux é o núcleo do sistema operacional Android. Ainda, está presente nos servidores das principais companhias de tecnologia do mundo. Assim, a Intel, a RedHat, a Linaro e a IBM são algumas das principais contribuidoras do desenvolvimento do Kernel Linux. A Google é responsável por 1,1% do código do Linux.
O Linux está presente na ISS (Estação Espacial Internacional), assim como nos rovers que fazem parte das missões para Marte. Ainda, é utilizado para controlar o Grande Colisor de Hádrons, nos submarinos militares dos EUA e em 99% dos supercomputadores dos EUA.
Já entendi, mas o que é esse tal Kernel Linux?
Nesse vídeo eu explico o que é o Linux.
O kernel Linux, é estritamente definido. Durante dos últimos 10 anos, os lançamentos de atualizações do kernel são lançados em uma média que se situa entre 9 e 10 semanas. Assim, a média também fica entre 7 e 8 mudanças por horas. Existe uma versão do Linux sem alterações, chamada Vanilla – baunilha, em inglês.
Por mais numerosos que sejam os servidores Linux atualmente, o mercado de desktops ainda é dividido entre a Apple e a Microsoft. Tal cenário deve permanecer assim a longo prazo, com o domínio do Windows em âmbitos de desktops e laptops corporativos e pessoais.
Quais são as vantagens de usar Linux?
Curiosidades sobre o Linux:
Filmes reconhecidos pelas suas qualidades visuais tem o Linux envolvido em sua produção. Avatar e Titanic – ambos do diretor David Cameron – tiveram seus efeitos visuais feitos em máquinas rodando sistemas cujo kernel era o Linux.
O pinguim-mascote-iconico do Linux atende pelo nome de Tux (gíria pra terno, em inglês).
O que é melhor, Linux ou Windows?
Nesse vídeo você pode conhecer as vantagens e desvantagens de cada sistema operacional.
A quanto tempo você usa Linux?
Se você gostou desse artigo, compartilhe no Facebook para que mais pessoas conheçam o Linux e deixe o seu comentário abaixo.
Fontes consultadas para escrever esse artigo: