Uma falha nos sistemas internos do Nubank tem dificultado a utilização do nome social por parte dos clientes, afetando a exibição nos cartões e as transações via Pix. Diversos relatos nas redes sociais, como o X (antigo Twitter) e no site Reclame Aqui, apontam para problemas na implementação da funcionalidade.
Problemas Relatados
Desde 2015, o Nubank permite que seus clientes utilizem o nome social em suas contas, sem a necessidade de apresentação de documento retificado. A alteração pode ser solicitada pelo chat do banco. No entanto, alguns clientes relataram que, recentemente, a instituição passou a exigir um documento atualizado para realizar a mudança.
“Fui informada que necessitaria enviar uma foto do meu documento retificado para poder ter meu nome social no meu cartão, porém encontrei pessoas online falando que conseguiram realizar essa troca sem ter o nome retificado em cartório”, afirmou uma usuária no Reclame Aqui.
Soluções Temporárias
O Nubank respondeu a algumas reclamações informando que, para a exibição correta do nome social no cartão virtual, é necessário apagá-lo e criá-lo novamente. Já para as chaves Pix, a alteração do nome social deveria ser refletida em até uma hora. Caso isso não ocorra, a solução seria recriar as chaves. Para as transferências, amigos e familiares podem precisar remover e readicionar o contato do cliente.
Causa do Problema e Medidas do Nubank
O banco explicou que a falha está relacionada à “arquitetura de nosso sistema interno”, atribuindo o problema a “sistemas legados”, ou seja, softwares mais antigos que ainda estão em uso.
“Pedimos desculpas a todos os nossos clientes afetados por essa falha, ou que podem não ter tido isso resolvido quando entraram em contato com nossas equipes de suporte ao cliente”, declarou o Nubank.
A empresa garantiu que os problemas relacionados ao uso do nome social no Pix já foram corrigidos. Quanto à emissão de novos cartões com nome social atualizado, o banco espera normalizar o processo até a próxima quinta-feira (20). Já a reemissão de cartões solicitada via suporte segue em andamento.
A falha no sistema do Nubank gerou desconforto para clientes que utilizam o nome social, mas a instituição está trabalhando para normalizar a situação. Embora o problema esteja sendo resolvido gradativamente, a ocorrência evidencia a necessidade de melhorias na infraestrutura tecnológica do banco para evitar transtornos futuros.