Elon Musk, proprietário da rede social X, anunciou o lançamento oficial do chatbot de inteligência artificial (IA) Grok para assinantes do X Premium+. O chatbot, anteriormente em fase de testes, foi liberado definitivamente nesta quinta-feira (7), conforme confirmado por Musk em uma publicação em seu perfil na plataforma, anteriormente conhecida como Twitter.
“A versão mais recente do aplicativo agora disponibiliza o Grok para os assinantes X Premium+. Divirtam-se!”, compartilhou Musk. Nas últimas semanas, durante os experimentos com o chatbot, o empresário frequentemente compartilhou conteúdos criados pela IA, incluindo contribuições de seguidores que participaram dos testes.
A disponibilidade do Grok, no entanto, está restrita aos assinantes da versão mais premium do plano de assinaturas da rede social, o Premium+. Este plano, que custa R$ 84 mensais ou R$ 880 anuais com desconto no Brasil, oferece uma experiência livre de anúncios no feed, além de aumentar a visibilidade das respostas e publicações do usuário através do algoritmo.
Desenvolvido pela x.AI, empresa de inteligência artificial anunciada por Musk em julho de 2023, o Grok é uma incursão do empresário no mundo dos chatbots, seguindo o sucesso de plataformas como Google Bard, Microsoft Copilot e ChatGPT. Embora tenha cofundado a OpenAI, Musk saiu da organização em 2018 devido a divergências e conflitos de interesses.
O Grok, além de responder a questionamentos com conteúdo proveniente da internet, se destaca por sua personalidade debochada, bem humorada e, por vezes, “boca-suja”. O chatbot até zomba dos usuários que inserem comandos e pode fazer piadas e alfinetadas sobre outras pessoas, se solicitado. O comportamento peculiar levou o CEO da OpenAI, Sam Altman, a criticar a criação de Musk, descrevendo o humor do Grok como “boomer e cringe” em uma publicação nas redes sociais.