Diga adeus à Tela Azul da Morte: O Windows 11 fica de luto

Se você usa Windows há algum tempo, com certeza já conhece a famigerada Tela Azul da Morte, ou BSoD. Aquela tela que aparecia do nada, com um fundo azul chocante, um rosto triste e, nos últimos tempos, até um QR Code. Pois é, prepare-se para se despedir dela! A Microsoft anunciou que essa clássica tela de erro do sistema operacional vai ser substituída.

A partir do lançamento final do Windows 11 24H2, que deve chegar até o final de setembro, o BSoD dará lugar a uma nova versão, mais simplificada e, pasmem, com o fundo preto. A ideia da Microsoft é melhorar a “experiência de reinicialização inesperada” – sim, eles realmente querem que até o erro seja menos traumático.

O Que Muda na Prática?

A novidade já era esperada, a Microsoft tinha dado a letra em fevereiro. Agora, em vez daquele azul perturbador, você verá uma tela preta com letras brancas informando: “O seu dispositivo passou por um problema e precisou ser reiniciado.” Abaixo, uma porcentagem mostra o andamento da conclusão. Mais detalhes sobre o erro específico aparecerão na parte inferior da tela.

Para a Microsoft, essa nova interface é mais limpa, melhora a legibilidade e se alinha melhor com o design geral do Windows 11. Inclusive, ela lembra bastante as telas de atualização, o que pode dar uma sensação de menos pânico na hora do perrengue.

Menos Tempo de Tela Parada

Essa mudança é parte de um esforço maior para reduzir a interrupção quando o computador resolve dar um problema e reiniciar. A Microsoft afirma que a versão 24H2 do Windows 11 trará melhorias que devem diminuir o tempo que o PC fica “parado” para cerca de dois segundos para a maioria dos usuários. Ou seja, menos tempo esperando e mais tempo usando seu computador.

A empresa sabe que essas telas de erro podem ser frustrantes e travar as máquinas por um bom tempo. Por isso, estão apostando na função de recuperação rápida de máquina (QMR), que também virá com a versão 24H2 e será habilitada por padrão no Windows 11 Home. Essa função promete fazer correções mais rápidas, minimizando a dor de cabeça. E para as equipes de TI, haverá opções de personalização do QMR.

É o fim de uma era! A icônica tela azul estava presente no sistema operacional desde 1993, quando foi introduzida no Windows NT 3.1. Antes dela, já existiam outras telas de erro, mas nenhuma tão marcante (e temida) quanto a BSoD.

E você, o que achou dessa mudança? Sentirá falta da famosa Tela Azul da Morte ou prefere a nova versão preta? Compartilhe sua opinião nos comentários!