Durante o boot podemos verificar se todos os serviços e dispositivos foram detectados e se estão funcionando corretamente. Podemos também passar opções ao kernel durante o boot para entrar no modo de manutenção ou especificar a quantidade de memória.
Peso: 3
Bootloader
Os dois programas mais usados para fazer a inicialização de uma distribuição Linux são: o Lilo e o Grub. No momento o mais usado entre eles é o Grub.
Antes do carregamento do Kernel Linux, o bootloader da a opção de alterar a inicialização padrão do sistema operacional, para isso, geralmente é necessário pressionar uma tecla durante o boot.
Dentro do menu do Grub, podemos pressionar a tecla “e” para acessar o sub-menu. Podemos passar argumentos ao Kernel simplesmente selecionando a linha onde está escrito Kernel e pressionando “e”, fazendo isso, será possível alterar a linha.
Parâmetros de Inicialização
Mudando os parâmetros de inicialização, nós podemos alterar o Kernel a ser carregado, mudar o runlevel inicial e passar parâmetros de configuração. Para passar os parâmetros automaticamente durante as próximas inicializações, devemos seguir os seguintes procedimentos dependendo de qual bootloader está sendo usado no sistema.
Grub: editar o arquivo /boot/grub/menu.lst
Lilo: os parametros podem ser incluidos na instrução append no arquivo /etc/lilo.conf
Os parâmetros geralmente seguem o padrão item=valor, abaixo você pode ver alguns exemplos de uso:
init=/bin/bash – Define /bin/bash para rodar no lugar de /sbin/init
mem=768M – Define a quantidade de memória RAM disponível para 768 MB
maxcpus=2 – Define o número máximo de processadores ou núcleos disponíveis no sistema para 2
quiet – Oculta as mensagens de inicialização
Mensagens de Inicialização
Nas distribuições Ubuntu, Fedora e em algumas outras, uma imagem é exibida no lugar das mensagens de boot. Para podermos ver as mensagens nessas distribuições e ler possíveis mensagens de erro e de diagnóstico, devemos remover os parâmetros quiet e splash da linha de carregamento do Kernel Linux.
Etapas do boot do sistema
Para acompanhar as etapas de boot do sistema é importante você ver uma Distribuição Linux sendo inicializada e ler as mensagens de boot para tentar identificar cada etapa. Eu recomendo que você use uma Máquina Virtual ou outro computador para ler a lista das etapas de boot e acompanhar o sistema sendo inicializado. Em breve eu farei um vídeo analisando essas etapas.
- Inicialização do Kernel
- Informações sobre o hardware são exibidas
- O hardware fundamental do sistema é iniciado
- Outros componentes de hardware são configurados(HDs, barramentos, placas de rede, etc)
- Montagem da partição raiz
- Execução do init, inicialização dos daemons e montagem das outras partições.
- Outros daemons de serviços são iniciados e o usuário poderá ingressar no sistema
Proximo: 101.3 – Runlevels, Desligamento e Reinicialização do Sistema