Celular Seguro: Atualização do Programa envia alertas via WhatsApp para Celulares Irregulares

O programa Celular Seguro, criado no final de 2023 para combater roubos e furtos de celulares no Brasil, segue em constante evolução. Com mais de 2,4 milhões de usuários cadastrados e cerca de 100 mil alertas de bloqueio já emitidos, a plataforma agora recebe uma nova atualização que promete aumentar ainda mais sua eficácia.

A partir da próxima sexta-feira (4), o sistema passará a enviar mensagens via WhatsApp para milhares de aparelhos considerados irregulares, que foram habilitados em novas linhas. O objetivo é incentivar a devolução dos dispositivos e dificultar sua utilização por criminosos.

Como Funciona a Nova Atualização?

A novidade é resultado da integração de dados entre todas as operadoras de telefonia móvel e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com base na identificação do IMEI, será possível rastrear o aparelho mesmo que haja mudança de operadora ou número telefônico. Dessa forma, o sistema identificará dispositivos roubados ou furtados e enviará mensagens ao portador informando sobre a necessidade de devolução do celular.

Consequências para Quem Não Devolver o Aparelho

O alerta via WhatsApp informará que o dispositivo deve ser entregue na delegacia da Polícia Civil mais próxima para esclarecimentos. Caso a devolução não ocorra, o usuário poderá ser alvo de investigação por furto, roubo, receptação ou associação criminosa, o que pode resultar em consequências legais.

Como Funciona o Programa Celular Seguro?

Lembrando que o Celular Seguro é uma ferramenta que atua como um botão de emergência para acionar a Anatel, operadoras de telefonia e bancos, impedindo rapidamente o acesso de criminosos aos dados do aparelho. Os usuários cadastrados podem indicar contatos de confiança que estarão autorizados a solicitar bloqueios caso o celular seja roubado, furtado ou extraviado.

Regras para Cadastro e Bloqueio

• É possível cadastrar quantos números forem necessários, desde que vinculados ao CPF do titular. • Após o registro da ocorrência, bancos e instituições financeiras parceiras bloquearão automaticamente o acesso às contas do usuário. • Importante: o desbloqueio do aparelho não pode ser feito pelo aplicativo. Caso o celular seja recuperado, o usuário deverá entrar em contato diretamente com a operadora e os bancos para restabelecer o acesso.

Com essa nova funcionalidade, o programa Celular Seguro reforça sua missão de reduzir o mercado ilegal de celulares roubados e garantir mais segurança para a população.