Como o nome deixa bem claro, uma carteira Bitcoin tem como objetivo guardar o seu “dinheiro virtual”. Além de garantir a segurança de suas moedas, com ela você também pode usar o dinheiro que conseguiu quando quiser e sem muitas complicações.
As carteiras bitcoins permitem que você possa enviar bitcoins para outras carteiras, ou receber de outras, tudo isso devidamente marcado na blockchain, claro.
De forma técnica você não mantém os bitcoins em lugar nenhum, o que você armazena são as chaves criptografadas que te dão acesso aos endereços de bitcoins públicos. Essas chaves são armazenadas dentro da sua carteira Bitcoin.
Atualmente existem 4 tipos diferentes de carteira Bitcoin. São eles:
- Carteiras desktop: Esse é um tipo de carteira que deve ser instalada no seu computador. Com ela é possível fazer todas as operações básicas de Bitcoin como receber endereços e transferir moedas. Porém ela exige um computador com boas configurações, caso o contrário a máquina ficará lenta e bem travada. Outra desvantagem é que ela é recomendada apenas para usuários mais avançados por ser um pouquinho complicada.
- Carteiras online: Esse é o tipo mais usado de carteira entre os usuários que ganham dinheiro com o Bitcoin. O próprio blockchain é uma carteira online, ele é reconhecido como a opção mais segura, apesar de não ser a mais prática. Como o nome diz, essa carteira não é instalada no seu computador, ela existe em forma de site e deve ser acessada através da internet.
- Carteiras de papel: Essa carteira funciona de forma bem simplificada. O usuário cria uma senha e um endereço para os Bitcoins, imprime esses dados em um papel e pode usar essas informações sempre que precisar transferir ou acessar seus Bitcoins.
- Carteira Ledger: Essas carteiras Ledgers, ou carteiras hardware, se parecem bastante com um pen drive. Ela é totalmente física e é a mais segura das opções, já que não tem conexão com a internet e não pode ser hackeada. Só é preciso tomar muito cuidado para ela não ser roubada.