As 10 distribuições Linux mais usadas

 

MX Linux é um empreendimento cooperativo entra as comunidades antiX e ex-MEPIS,  que usa as melhores ferramentas e talentos de cada distro. O objetivo desse sistema é combinar um elegante e eficiente desktop com configuração simples, com alta estabilidade, desempenho solido e ter um “peso” médio.

O MX Linux é um sistema operacional muito leve e muito fácil de instalar, o sistema começou por meio de uma discussão sobre opções futuras entre os membros da comunidade MEPIS em 2013. Logo em seguida, os desenvolvedores da antiX se juntaram com eles, trazendo a construção da ISO do sistema, bem como a tecnologia Live-USB/DVD, mas o sistema foi projetado para combinar um desktop elegante e eficiente com configurações simples, com alta estabilidade e desempenho solido.

Mx Linux foi construído sobe a base confiável e estável do Debian, com aprimoramentos extras do sistema antiX live, que permite experimentar o sistema sem instalara distro também vem com várias aplicações atualizadas fornecidas pelos empacotadores MX Linux. Assim como versões anteriores do MX, esta versão assume o padrão sysVinit.

O sistema é um Debian Stable atualizado pelo backports, possui um excelente reconhecimento de hardware, ambiente Xfce atualizado, sistema core antiX, ativação automática da maioria dos drivers Broadcom e um instalador UEFI

Características do MX Linux

  • Bom  suporte para hardware
  • Já vem com as aplicações mais populares instaladas
  • Bastante estável
  • Instalação simples
  • Excelente experiência de utilização

 

 

Manjaro

O Manjaro Linux foi desenvolvido em 201 na Europa (Áustria, França e Alemanha), por  uma equipe de jovens desenvolvedores, a base do Manjora  são os pacotes estáveis da distribuição  Arch Linux, e tornou-se completamente compatível com essa distribuição, mas segundo Philp Muller o líder do projeto, Manjora não é um Arche Linux. O objetivo do sistema é oferecer uma alternativa simples aos usuários que gostam das características do Arch Linux, bem como sua velocidade, seus pacotes sempre atualizados, sua leveza e o seu princípio KISS/Rolling Release, mas essa distribuição apresenta um visual moderno e agradável, com um instalador simples e que usa os mais populares ambientes desktops padrões, tais como: XFCE e KDE.

Características do Majaro Linux

  • O Manjaro é uma distribuição Linux baseada no Arch Linux. O Arch é uma distro robusta e eficiente
  • Com o Manjaro, você instala uma única vez e sempre terá o sistema atualizado
  • No Manjaro você tem acesso ao repositório do usuário Arch – Arch User Repository (AUR). É um repositório, não oficial, criado e mantido pelos próprios usuários do Arch Linux.

 

 

Linux Mint

Linux Mint  é uma distribuição  irlandesa que possui duas versões: uma baseada no Ubuntu na qual é totalmente compatível e partilha os mesmos repositórios e a outra é baseada em Debian. O sistema suporta diversos idiomas, incluindo a língua portuguesa e utiliza o Cinnamon como seu principal ambiente de desktop. O projeto foi concebido por Clément Lefèbvre e está sendo desenvolvido pelo Linux Mint Team e pela comunidade. O projeto começou em 2006 com uma versão beta do Linux Mint 1.0, codinome “Ada”, baseado no Kubuntu, logo após seu lançamento, o Linux Mint 2.0 “Barbara” foi a primeira versão a usar o Ubuntu como base de código.

O foco do Linux Mint é sistema operacional moderno, elegante e confortável, que é poderoso e fácil de usar, que possui suporte da mídia pronto para o uso, incluindo alguns softwares proprietários e vem com uma variedade de aplicativos gratuitos e de código aberto.

Características do Linux Mint

  • Sistema Operacional livre, acompanhado de muitos recursos.
  • Personalização fácil da aparência do sistema
  • Central de Configurações completa e intuitiva
  • Central de Aplicativos

 

POP!_OS

POP!_OS é uma distribuição de código aberto e gratuita, que possui sua base no ubuntu, apresentando um ambiente de trabalho GNOME customizado. A distribuição é desenvolvida pela fabricante de computadores americana System76. O objetivo principal do POP!_OS é ser atualizado em conjunto dos computadores da System76, mas ele também pode ser baixado e instalado na maioria dos computadores, ele também  provê um suporte total para ambas GPUs AMD e Nvidia. É considerada uma distro de fácil acesso para jogos, principalmente pelo seu suporte a GPUs integrado e o Pop!_OS também provê uma criptografia de disco padrão, gerenciamento de janela e espaço de trabalho simplificados, atalhos de teclado para navegação e bem como perfis de gerenciamento de energia integrados. Os lançamentos mais recentes também permitem uma fácil configuração do TensorFlow e do CUDA.

Características do POP!_OS

  • Gerenciamento de Firmware – As atualizações automáticas de firmware podem ser acessadas nas configurações do software no hardware System76.
  • Privacidade- O Pop! _OS não coleta ou armazena nenhuma informação das instalações do usuário.
  • Empilhamento- Empilhe as janelas do aplicativo umas sobre as outras, como guias em um navegador da web.
  • Compatível com a maioria das ferramentas de software

 

Ubuntu

O Ubuntu é um sistema operacional de código aberto, construído a partir do núcleo Linux, baseado no Debian e usa o GNOME como ambiente de desktop se sua mais recente versão com suporte de longo prazo (LTS). É desenvolvido pela Canonical Ltd. O Ubuntu lança versões atualizadas previsivelmente a cada seis meses, e cada lançamento recebe suporte gratuito por nove meses, com correções de segurança, correções de bugs de alto impacto e correções de bugs conservadoras e substancialmente benéficas de baixo risco. O primeiro lançamento foi em outubro de 2004.

Ubuntu geralmente é executado em computadores pessoais e também é popular em servidores de rede, mas geralmente em servidores e executado a versão Ubuntu Server, com recursos de classe empresarial.  Até 2017, o Ubuntu também estava disponível para tablets e smartphones, com a edição Ubuntu Touch.

A proposta do Ubundo é fornecer um sistema que qualquer pessoa possa usar sem dificuldade, independentemente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas, o sistema deve ser constituído principalmente por software livre e deve também ser isento de qualquer taxa.

Características do Ubuntu

  • Usabilidade e acessibilidade- Um dos focos principais é a usabilidade, incluindo o uso da ferramenta sudo para tarefas administrativas similar ao Mac OS X e a oferta de uma gama de recursos completa a partir de uma instalação padrão.
  • Aplicativos – Além das ferramentas de sistema padrão e outros aplicativos menores, o Ubuntu é oferecido com diversos programas pré-instalados que atendem às funcionalidades básicas, entre os quais estão a suíte de aplicativos LibreOffice e o navegador de internet Firefox
  • Desenvolvimento – Ubuntu é produzido pela Canonical e pela comunidade em um modelo de governança meritocrático. A Canonical fornece atualizações gratuitas de segurança e suporte para cada versão do Ubuntu, a partir da data de lançamento e até o lançamento atingir sua data de fim de vida
  • Rodrigo Brinate

    eita o manjaro tem mais de 1800 anos kkkk