Pouco antes da Worldwide Developers Conference (WWDC), marcada para o próximo mês, a Apple divulgou novos dados sobre o desempenho financeiro da App Store nos Estados Unidos. Segundo a empresa, o ecossistema da loja movimentou US$ 406 bilhões em faturamento e vendas para desenvolvedores em 2024, quase triplicando o valor registrado em 2019, que foi de US$ 142 bilhões.
A maioria dos desenvolvedores não paga comissão
De acordo com a Apple, 90% das transações e vendas facilitadas pela App Store não geraram pagamento de comissão para a empresa. O dado foi extraído de um estudo encomendado pela Apple e conduzido pelo professor Andrey Fradkin, da Universidade de Boston, e pela economista Jessica Burley, do Analysis Group. O grupo já colabora com a Apple há anos, especialmente na elaboração de relatórios que buscam destacar o impacto positivo da App Store para os desenvolvedores, em meio a críticas e processos antitruste.
Esses estudos reiteram que apenas uma pequena parte dos desenvolvedores paga comissões e que, para a maioria, a taxa padrão de 30% é reduzida para 15%, especialmente no caso de pequenas empresas.
Disputas judiciais e mudanças na App Store
Apesar do crescimento expressivo, a Apple enfrenta desafios legais. No mês passado, uma decisão da juíza Yvonne Gonzalez Rogers determinou que a empresa violou uma ordem judicial relacionada ao processo movido pela Epic Games, criadora do Fortnite. Como resultado, a Apple foi obrigada a permitir que desenvolvedores incluam links para sistemas de pagamento externos dentro de seus aplicativos, onde a empresa não pode cobrar comissões.
A Apple está atualmente apelando dessa decisão, mas a disputa intensificou críticas da comunidade de desenvolvedores iOS, que consideram essencial seu papel no sucesso do iPhone e defendem melhores condições.
Argumentos da Apple
A Apple, por sua vez, afirma que a App Store é fundamental para o sucesso dos desenvolvedores, ao oferecer um ambiente seguro para a descoberta e monetização de aplicativos. A empresa também destacou que os ganhos dos desenvolvedores americanos mais que dobraram nos últimos cinco anos, e que os de pequenas empresas cresceram 76% entre 2021 e 2024 — um aumento atribuído, em parte, ao Programa para Pequenas Empresas, lançado em 2020, que reduziu as comissões para quem fatura até US$ 1 milhão por ano.
Além disso, a Apple enfatizou que a App Store dá aos desenvolvedores acesso a um mercado global, presente em 175 países e regiões, e evita bilhões de dólares em fraudes. A empresa também citou seus investimentos em mais de 250 mil APIs, integradas a frameworks como HealthKit, Metal, Core ML, MapKit e SwiftUI.
Faturamento sem comissão
O relatório também detalha áreas em que os desenvolvedores geram receita sem pagar comissões à Apple. Em 2024, o ecossistema da App Store nos EUA gerou:
- US$ 277 bilhões com vendas de bens e serviços físicos
- US$ 75 bilhões em publicidade dentro de aplicativos
- US$ 53 bilhões com bens e serviços digitais
A Apple destacou ainda que, desde 2019, os gastos com bens físicos mais que triplicaram, enquanto as despesas com bens digitais e publicidade mais que dobraram. O mercado de varejo e entrega de alimentos cresceu mais de quatro vezes no mesmo período.
Com esses números, a Apple busca reforçar o impacto econômico da App Store e a importância do seu ecossistema para desenvolvedores e consumidores.