OpenAI desativa recurso que tornava conversas com o ChatGPT públicas no Google

A OpenAI decidiu desativar um recurso do ChatGPT que permitia que conversas fossem indexadas por mecanismos de busca, como o Google. A decisão veio após o surgimento de preocupações com privacidade, já que diversos diálogos — incluindo relatos pessoais e sensíveis — estavam se tornando acessíveis a qualquer pessoa na internet.

O recurso, lançado como uma forma de ajudar os usuários a “descobrirem conversas úteis”, funcionava por meio do botão “Compartilhar” dentro da interface do ChatGPT. Ao usá-lo, era gerado um link público da conversa, que poderia ser encontrado por ferramentas de busca, se não houvesse cuidado na sua distribuição.

O que aconteceu?

Na quarta-feira (30), usuários perceberam que ao pesquisar no Google por termos como site:chatgpt.com/share, milhares de conversas compartilhadas estavam visíveis — algumas tratavam de saúde mental, questões profissionais, assédio, relacionamentos e outros temas delicados. Embora os nomes dos usuários não fossem exibidos, o conteúdo em si era suficiente para levantar preocupações com a exposição de experiências privadas ou até dados corporativos.

Diante da repercussão, a OpenAI confirmou a remoção do recurso no dia seguinte. Segundo Dane Stuckey, diretor de segurança da empresa, o recurso foi um “experimento de curta duração” e estava sendo desativado para proteger a privacidade dos usuários.

“Acreditamos que esse recurso acabou criando muitas oportunidades para as pessoas compartilharem acidentalmente coisas que não pretendiam, por isso estamos removendo a opção”, disse Stuckey em publicação na rede X.

Como evitar que suas conversas apareçam no Google?

Se você usou a função de compartilhamento e quer garantir que suas conversas não fiquem públicas, o ideal é apagar os links gerados. O processo é simples:

  1. Acesse o ChatGPT pelo navegador e faça login em sua conta.

  2. Clique no seu nome de usuário no canto inferior esquerdo e vá até “Configurações”.

  3. Em seguida, acesse “Controlar dados”, depois vá em “Links compartilhados” e clique em “Gerenciar”.

  4. Para excluir um link, é só clicar no ícone da lixeira ao lado da conversa.

É importante lembrar que mesmo após excluir o link, a conversa pode continuar visível temporariamente em versões em cache dos mecanismos de busca, até que eles atualizem seus índices.

Cuidados ao usar o ChatGPT

Embora o ChatGPT seja uma ferramenta poderosa, é importante lembrar que qualquer conteúdo digitado pode ser armazenado ou usado para treinamentos futuros (a menos que essa opção esteja desativada nas configurações). Por isso, evite incluir informações pessoais, confidenciais ou sensíveis nas conversas.

Se quiser compartilhar um trecho da conversa em redes sociais ou com amigos, uma alternativa mais segura é usar uma captura de tela ou copiar e colar o texto — isso evita que a conversa fique vinculada a um link público na internet.

Essa mudança mostra como a questão da privacidade continua sendo um dos maiores desafios no uso de inteligência artificial. Ficar atento às configurações e recursos disponíveis é uma boa maneira de manter suas interações mais protegidas.