Durante a apresentação do Google I/O na terça-feira dia 14, o destaque não foi para o Android 15, mas sim para os avanços em inteligência artificial (IA) baseados no modelo de linguagem (LLM) Gemini. Embora as novidades da atualização estejam agendadas para serem reveladas amanhã (15), a empresa já antecipou que o principal destaque será a integração do Gemini, prometendo uma nova forma de interação para os bilhões de usuários do Android.
Uma das novas funcionalidades anunciadas é o Circle to Search (Circule para Pesquisar), que inicialmente foi apresentado durante o evento Samsung Unpacked para a nova linha Galaxy S24. Esse recurso, agora integrado ao Android 15, promete resolver não apenas questões físicas e matemáticas, mas também problemas mais complexos envolvendo fórmulas simbólicas, diagramas e gráficos.
O Gemini, apontado pelo Google como um novo tipo de assistente que utiliza IA generativa, traz uma série de inovações para os usuários. Um dos destaques é a capacidade de “ler” informações diretamente na tela do celular, sem a necessidade de sair do aplicativo em uso, como YouTube ou Gmail. Isso possibilitará realizar perguntas e obter resumos de vídeos ou imagens de outros aplicativos.
Além disso, o Android 15 trará uma versão multimodal do Gemini Nano, adaptada para dispositivos móveis e capaz de processar dados de texto, voz, sons e imagens de forma contextual. Inicialmente disponível nos celulares da linha Pixel, essa atualização promete oferecer respostas mais precisas aos usuários.
O recurso de acessibilidade do Android, o TalkBack, também receberá melhorias baseadas no Gemini, permitindo descrições mais detalhadas do conteúdo visual para pessoas com deficiência visual, mesmo sem conexão à internet.
Outra novidade é a capacidade do Gemini Nano de detectar e alertar sobre possíveis ligações fraudulentas em tempo real, oferecendo proteção contra golpes durante chamadas telefônicas.
Apesar dos avanços anunciados, o Google ainda não revelou quais recursos estarão disponíveis exclusivamente no Android 15 nem em quais dispositivos os novos recursos funcionarão. No entanto, é esperado que o Gemini Nano esteja presente em diversos aparelhos.