A OpenAI confirmou que um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS) está por trás das “interrupções periódicas” que afetaram o ChatGPT e suas ferramentas de desenvolvedor nas últimas 24 horas.
O ChatGPT, o chatbot baseado em IA da OpenAI, experimentou interrupções esporádicas recentemente. Usuários que tentaram acessar o serviço foram recebidos com uma mensagem informando que “ChatGPT está lotado no momento”, e outros, incluindo o TechCrunch, não conseguiram fazer login no serviço.
Inicialmente, o CEO da OpenAI, Sam Altman, atribuiu o problema ao interesse nos novos recursos da plataforma, revelados na primeira conferência de desenvolvedores da empresa na segunda-feira, que “superaram em muito nossas expectativas”. A OpenAI afirmou que o problema foi corrigido por volta das 13h PST do dia 8 de novembro.
No entanto, a empresa atualizou seu relatório de incidentes para afirmar que continua a observar “interrupções periódicas” no ChatGPT e em sua API, utilizada por desenvolvedores para integrar o modelo ChatGPT em seus próprios aplicativos.
Em sua última atualização, a OpenAI informou que as interrupções contínuas são “devidas a um padrão de tráfego anormal que reflete um ataque DDoS”. Os ataques DDoS envolvem geralmente uma tentativa de sobrecarregar um serviço online inundando-o com mais solicitações do que pode atender.
A OpenAI não forneceu mais detalhes sobre o ataque e não respondeu imediatamente às perguntas do TechCrunch.
Em uma série de mensagens do Telegram, o grupo hacktivista Anonymous Sudan assumiu a responsabilidade pelo suposto ataque. Apesar do nome, os pesquisadores de segurança acreditam que o grupo está ligado à Rússia.
Outro concorrente da OpenAI, a Anthropic, também enfrentou problemas com seu chatbot Claude, alimentado por IA, na quarta-feira. A CNBC relatou que uma mensagem na plataforma afirmava: “Devido a restrições inesperadas de capacidade, Claude não consegue responder à sua mensagem”. Não está claro se os dois incidentes estão relacionados.