Google impõe condição da Samsung para lançar o Android 12L

No ano passado, em outubro, a Samsung e o Google quando anunciaram o Android 12L, uma versão do SO especifica para dispositivos de telas grandes, não deixaram claro os termos de negociação entre as empresas.Os sul-coreanos revelaram agora que a empresa de Mountain View exigiu que a Samsung produzisse um dobrável por ano para trabalhar no SO específico para dobráveis e tablets.

Yoojin Hong vice-presidente da Samsung, divulgou a informação em uma entrevista, ao site Frandroid, durante a IFA 2022, em Berlim. O assunto era sobre como foram as negociações com o Google para a criação de um SO adequado para o primeiro dobrável da fabricante sul-coreana, lançado em 2019. O executivo disse que as conversas iniciais foram cheias de “entusiasmo”.

Hong, disse “E como desenvolvedor, foi um sentimento muito bom, cheio de paixão, cheio de ‘uau, isso é incrível.’ Foi emocionante, porque sentimos que estávamos trabalhando em uma inovação real na época”.

O que o Google pediu como contrapartida?

 

O Google fornecer interfaces de programação de aplicativos (APIs) específicas e a manutenção seria um grande compromisso de sua parte. Devido a esse comprometimento da empresa, pediu à Samsung um nível semelhante de comprometimento antes de iniciar o trabalho. E o Google queria que a Samsung assumisse o compromisso de produzir um novo dobrável por ano.

A princípio os executivos coreanos gelaram: “Vamos continuar a produzir este telefone todos os anos?”, se perguntavam. Mas, mesmo em dúvida sobre como seria a receptividade do dispositivo junto aos consumidores, assumiram o compromisso exigido. “Foi uma sensação boa, sabe, dizer ‘sim, vamos fazer isso!’”, disse Hong.

Por que o Google pediu isso à Samsung? não foi esclarecido. Como há rumores de que a Big Tech estaria trabalhando no desenvolvimento de um dobrável próprio, é possível que os americanos tenham usado os sul-coreanos para testar o mercado.

A Samsung Atualmente é líder no setor de celulares dobráveis com a linha Galaxy Z. Segundo dados de março, a companhia é dona de “somente” 88% desse segmento de mercado.