Canonical aposta no Flutter para aplicativos Ubuntu

Os desenvolvedores do Linux agora têm um acesso a uma ampla variedade de ferramentas criadas pelo Google. O Google e a Canonical, empresa responsável pelo Ubuntu, se juntaram para levar o Flutter, a sua plataforma cruzada voltada a criação de aplicativos diversos, ao sistema operacional.

Com essa novidade, os criadores poderão distribuir versões compatíveis com a maioria das distribuições Linux e publicar lançamentos, inclusive, na Snap Store (loja virtual da Cononical). O representante da marca Ken Vandine, se mostra muito entusiasmado” Estamos fazendo investimentos significativos no Flutter e dedicando um time de desenvolvedores, que trabalham junto aos profissionais da Google, para oferecer a melhor experiência possível para grande parte das distribuições Linux.”

 

“A Canonical continuará colaborando para aprimorar o suporte e manter a paridade de recursos encontrados em outras plataformas.”

 

De acordo com as companhias, a instalação do Flutter no Linux é um processo simples, sendo que a aplicação está disponível na Snap Store e não exige várias dependências, bastando instalar e começar a usar. Chris Sells, da Google, e VanDine complementam: “Este é um passo gigante rumo a nosso sonho de tornar o Flutter a melhor opção para construir aplicativos, independentemente da plataforma utilizada. Ao focarmos na solução para desktop, tornamos o mecanismo adequado a uma ampla variedade de dispositivos não suportados, inicialmente, pela Google.”

“Planejamos continuar a estabelecer parcerias para expandir o ecossistema. Onde quer que haja equipamentos que precisem de aplicativos rápidos e bonitos, é lá que queremos que o Flutter esteja.”

 

Assim, o Flutter se baseia nos princípios de desenvolvimento rápido de aplicativos com uma interface de usuário rica que se adapta à plataforma tanto na forma quanto na substância, ou seja, oferece integração a nativa e desempenho. O Flutter é um projeto-chave de código aberto do Google, e está sendo empregado, por exemplo, para desenvolver o Fuchsia OS, o sistema operacional da própria empresa. No entanto, ele também serve para criar aplicativos multiplataforma, do Android ao PC ou à web.