O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (7) uma atualização que permite aos usuários enviar mensagens de áudio que desaparecem automaticamente após serem ouvidas, ampliando as opções de privacidade no aplicativo. Com lançamento global previsto para os próximos dias, essa funcionalidade opera de maneira semelhante ao recurso introduzido em 2021 para imagens, onde as fotos e vídeos de visualização única são automaticamente removidos do chat após serem abertos.
Segundo a empresa, essa novidade oferecerá a capacidade de “compartilhar informações confidenciais por mensagem de voz com mais tranquilidade, seja para informar os dados do seu cartão de crédito para um amigo ou quando estiver planejando uma surpresa”. Semelhante às imagens, as mensagens de voz que desaparecem após a reprodução apresentarão um ícone de número um, identificando-as como de visualização única. O WhatsApp destaca que, para este recurso, também está implementada a criptografia de ponta a ponta.
Para enviar uma mensagem de voz que desaparece, os usuários, inicialmente, não perceberão diferenças na gravação do áudio. Durante uma conversa, basta tocar e segurar no ícone do microfone ou arrastá-lo para cima e continuar a falar. A distinção ocorre ao enviar a gravação, permitindo selecionar a opção “Enviar como visualização única” para que a mensagem seja removida após ser ouvida pela primeira vez.