Mr. Robot é um seriado americano sobre um programador que trabalha na área de segurança de computadores durante o dia e durante a noite faz invasões como membro do grupo hacker(Hacktivista pra ser mais exato) fsociety.
Atenção: não leia o artigo até o final se ainda não tiver assistido esse episódio porque eu falo sobre alguns acontecimentos importantes do final do primeiro episódio da segunda temporada, ao invés disso, assista o vídeo abaixo onde eu falo sobre cenas bizarras de filmes sobre hackers.
Análise das cenas mais bizarras de filmes e seriados sobre hackers, invasões, crimes e segurança de redes
Referencias ao Debian GNU/Linux
Logo no início do primeiro episódio da segunda temporada, na primeira cena onde aparece um computador, nós podemos ver claramente que o sistema operacional é a distribuição Linux Debian, onde Elliot Alderson(o personagem principal da série) se conecta a uma terminal remoto. Na tela nós podemos ver scripts com nomes como: w0rm.py, nuke.py e até mesmo arquivos como Kernel_modules e sniff-out.pcap.
Semelhança com ataques do Anonymous que ocorreram no Brasil
Em algumas cenas desse episódio e dos episódios da primeira temporada, tem cenas extremamente semelhantes a ataque reais, como os ataques do coletivo Anonymous.
No seriado tem uma cena de invasão onde a fsociety infecta os computadores de uma empresa com um Ransomware e pede o resgate do dados, semelhante aos recentes ataques do Anonymous contra o Ministério Público e contra a Anatel que ocorreram no Brasil onde um Ransomware também foi usado para criptografar dados e exigir a colaboração da Anatel no contexto das franquias de acesso a internet banda larga fixa e limites no tráfego de dados.
Referencias ao Kali Linux, ao KDE e ao Gnome
Não vou mostrar muitos detalhes para não dar spoilers para quem ainda não viu o episódio mas nós podemos ver em outra cena, o Kali Linux sendo usado em um ataque, mostrando uma cena bem próxima de um cenário do mundo real, onde o SET(Social Enginner Toolkit) é usado.
Em outros episódios da primeira temporada já tínhamos visto ferramentas como Metasploit Framework, Meterpreter, John the Ripper e até mesmo o Raspberry Pi sendo usados.
Tiveram também referencias aos ambientes gráficos KDE e Gnome.
Análise das cenas da segunda temporada do Mr. Robot em vídeo
Conclusão
Podemos ver claramente que a produção do seriado com certeza consultou pessoas especializadas na área de segurança de redes e segurança da informação antes de começar a escrever os roteiros da série. O que vemos nessa série é muito diferente de outros seriados e filmes onde durante uma invasão ou um ataque nós vemos animações e shows de efeitos especiais e computação gráfica, ao invés de uma linha de comando.
Tudo está bem atual, sem excesso de futurismo e sem coisas muito fora da realidade atual como vemos em outros seriados e em alguns filmes como o próprio hackers de 1995 que mostra um vírus em 3D comendo partes da memória do computador e diversos outros filme e seriados que já mostraram cenas bizarras como essas cenas que eu comentei no vídeo abaixo:
Se você quer aprender a fazer testes de invasão usando o Kali Linux, conheça o Curso Online – Pentest completo com Kali Linux.
Esse outro vídeo também mostra alguns exemplos de cenas bizarras de filmes e séries
Se você gostou desse artigo, deixe o seu comentário abaixo dando a sua opinião.