O Microsoft PowerShell, linha de comando, sistema de automação e linguagem script que antes só era compatível com o Windows acabou de ser lançado para Linux e Mac OS X.
A versão alfa do PowerShell para Linux e Mac OS X já está disponível no GitHub assim como o código fonte, já que agora se trata de um software Open Source.
A versão Linux foi disponibilizada para as distribuições Ubuntu, CentOS e Red Hat.
Vantagens e desvantagens dessa decisão da Microsoft para os usuários do Linux
Algumas pessoas costumam sempre questionar qualquer decisão da empresa desenvolvedora do sistema Operacional Windows que tornem a empresa mais próxima do Linux e do Software Livre, como ocorreu no início da parceria com a Canonical(empresa que desenvolve o Ubuntu) que trouxe a linha de comando do Linux para o Windows 10.
Embora exista o lado negativo da empresa de Redmond que é sempre criticada por estar supostamente se aproveitando do Open Source e do Linux para oferecer os seus produtos e serviços, eu vejo isso como algo que pode ser positivo e pode ser aproveitado pelos usuários de ambos os sistemas operacionais que a cada dia passam a contar com maior compatibilidade entre ambos os sistemas e a possibilidade de se usar no Linux, softwares que antigamente só eram disponível para Windows.
Video sobre o PowerShell open-source para Linux.
Fonte: PC World