A informatização desenvolvida nas ultimas décadas configura-se uma das maiores revoluções da humanidade, porém, ainda assim, grande parcela da população mundial não tem acesso constante (ou até mesmo eventual) à internet, limitando-se de uma série de informações, oportunidades e facilidades que a tecnologia da informação pode oferecê-las em termos de conhecimento humano, principalmente sobre educação e saúde. Pensando nas pessoas que vivem nessas condições, a Endless criou os computadores Endless e desenvolveu o sistema operacional Endless OS.
Objetivos da empresa
Após três anos de pesquisas desenvolvidas em favelas do Rio de Janeiro, Guatemala e Índia, a empresa estadunidense Endless desenvolveu um sistema operacional com o objetivo de promover inclusão digital através da democratização do acesso à informática a todas as pessoas. O sistema é baseado no Linux e em sistemas de dispositivos móveis, oferecendo uma experiência única de navegação com uma interface totalmente simples, intuitiva, autoexplicativa e mais de 100 programas diversos pré-instalados, garantindo um alto desempenho tanto em modos online quanto off-line.
Além de promover a inclusão digital, a missão da Endless envolve utilizar tais tecnologias com fins educativos: para levar conhecimento às pessoas. O Endless permite aos usuários acessar off-line conteúdos que comumente se encontra na internet, como Wikipedia, aulas da Khan Academy, notícias, informações sobre saúde, emprego, receitas, dentre diversas outras ferramentas úteis.
Mercado alvo dos computadores
O público-alvo do Endless é a grande parcela mundial de pessoas que ainda não tem acesso fácil à internet. Suas pesquisas, desenvolvidas em comunidades emergentes levou em conta as dificuldades e necessidades dessas pessoas, desenvolvendo um sistema que ofereça soluções a essas demandas. Esse sistema, além de ser útil em comunidades de baixa renda, também busca atender às necessidades de pessoas em áreas remotas, onde as conexões à internet são ruins ou muito caras.
Outro foco de mercado do Endless é a educação. O objetivo desse sistema, além de promover uma maior inclusão digital é levar conhecimentos a pessoas da forma mais simples e rápida o possível, sem a necessidade de se conectar à internet. Dessa forma, o Endless OS conta com enciclopédias com mais 80 mil artigos, programas educativos, programas de edição de texto, planilhas, slides, edição de imagens, vídeos e musicas, além de diversas outras funcionalidades que tornam o sistema um aliado importante para promover educação de qualidade. É um sistema, portanto, que pode ser totalmente aderido por escolas e governos.
Vendas no Brasil
O sistema foi lançado no Brasil no início de Julho de 2016 e já está conquistando diversos ambientes, principalmente escolares e empresariais. Para pessoas que desejam utilizá-lo sem precisar comprar um computador com o sistema, este pode ser instalado automaticamente a usuários do Windows, como também para quem utiliza Linux e Mac. O download é totalmente gratuito, livre de anúncios e pode ser feito no link: https://endlessm.com/pt-br/.
Endless OS
O Endless OS ainda não é tão popular quanto outras distribuições Linux, mas tem tido grande adesão e a empresa tem firmado parcerias. Recentemente, a ASUS começou a comercializar seus notebooks com a opção do sistema operacional Endless OS, em vez do Windows 10. Para esses, o produto pode sair até R$ 300 mais barato.