O CentOS é a alternativa gratuita do Red Hat Enterprise Linux, porém ele vai além disso se mostrando cada vez mais uma opção sólida e robusta para o uso em servidores e até mesmo em computadores de clientes da rede.
De início é importante entender que o CentOS foi programado a partir do código do Red Hat, portanto, ele possui várias funções e aplicações similares.
Se for analisado de forma mais profunda, o CentOS é uma cópia bit-a-bit do RHEL (Red Hat Enteriprise Linux). É estimado que sempre que o RHEL lança uma nova atualização, o CentOS atualiza 2 dias depois.
Portanto, se você quer uma distro robusta, estável e completamente funcional como o Red Hat, mas sem gastar nada, o CentOS é uma ótima opção.
Vantagens do CentOS em relação a outras distros
Existe mais uma distro que pode ser considerada uma alternativa para o Red Hat, essa distro é o Fedora.
Ele é bem conhecido entre os usuários mais acostumados com o sistema Unix/Linux. Em discussões sobre o assunto sempre haverá a discussão sobre qual é o melhor, Fedora ou CentOS.
Em um servidor onde o mais importante é a estabilidade, o CentOS sai na frente do Fedora.
Outra desvantagem do Fedora é o número de atualizações. O Fedora precisa ser atualizado constantemente, o que pode tomar mais tempo e esforço da equipe de TI.
Comparação com o RedHat
Essa é uma importante comparação, afinal muita gente pode acreditar que a versão gratuita sempre será pior que a versão paga.
No caso desse sistema operacional isso não é bem assim. As funcionalidades e a estabilidade das duas distros são idênticas, não há vantagens ou desvantagens nesse nível.
Mas onde está a diferença? Bom, a diferença está no suporte. Como o Red Hat é pago, a empresa oferece um suporte individual completo. Já o CentOS, que é uma criação da comunidade, tem suporte apenas através da atividade da comunidade e da ajuda passada de um usuário para o outro.
E isso atrapalha?
Na verdade, não. A comunidade dessa distribuição Linux é extremamente ativa, você pode conseguir toda ajuda necessária sempre que precisar.
Também existe o fator simplicidade, onde o sistema não irá apresentar muita dificuldade de manuseio por parte de usuários com conhecimento médio para cima.
Se a sua ideia é uma distro para o servidor de uma empresa sem gastar muito, o CentOS é uma das melhores opções.
Gostou dessa distro? assista essa vídeo aula para conhecer melhor as características e funcionalidades desse sistema, aprender mais sobre administração de servidores CentOS e saber mais sobre sobre o conteúdo da certificação RHCSA(Red Hat Certified System Administration).