A programação em C é fundamental para quem pretende fazer programas em um ambiente Linux.
Apesar de inicialmente parecer complicada, a linguagem C é muito boa tanto para programadores experientes quanto para quem está começando a estudar programação. O Unix e o Linux foram construídos com essa linguagem, portanto todo sistema Linux está diretamente ligado com essa bela linguagem de programação.
O C também está presente em milhões de aplicações na internet, o GTK por exemplo é baseado em C, e o mesmo serve para o Kernel.
Programando em C no Linux
O Linux é o melhor SO para programação em C. Sua estabilidade, leveza e segurança são incomparáveis em relação aos outros sistemas operacionais.
Porém, mesmo sendo um SO poderoso para programadores, ainda é preciso de um compilador para poder compilar os seus códigos.
O melhor compilador para realizar o trabalho de programação em C no Linux é o GCC. Ele já está presente em muitas distros Linux, mas também pode ser baixado através de linhas de comandos no terminal.
Para instalá-lo basta você digitar apt-get install gcc no terminal de comando do Linux(em uma distribuição baseada no Debian como o Ubuntu).
Pronto, você tem o compilador instalado no seu Sistema Operacional, agora vamos usá-lo!
Compilando um programa em C usando o GCC
Como todo bom programador iniciante você vai fazer o seu primeiro “Hello World!” em C. Ele deve ficar dessa forma:
#include <stdio.h>
/* Isto é um comentário */
int main()
{
printf(“Hello, world!\n”);
return 0;
}
Para compilar o programa você precisa de uma simples linha de comando:
gcc programa.c -o programa
O programa.c é o arquivo .c onde está o código fonte do seu programa, já -o programa será o arquivo de saída, ou seja, o executável que o GCC irá criar.
Agora basta você digitar ./programa (lembrando que programa é o nome do programa que você criou), para executar o programa e ver o seu “Hello Word” funcionando.
Pronto! Você tem o básico para compilar e executar qualquer programa criado em C no seu Linux.
Lembrando que o GCC é tem muito mais comandos interessantes que você pode ir aprendendo conforme se torna mais entendedor do assunto.