Vamos falar do Unix System V, foi originalmente desenvolvido pela AT&T e seu lançamento foi em 1983. System V é uma das primeiras verões comerciais do sistema operacional Unix. Quatro versões principais do System V foram lançadas, versões um, dois, três e a quatro. O System V Release 4 foi comercialmente a versão mais bem-sucedida, sendo o resultado de um comercializado como Unix System Unification , que solicitou a colaboração dos principais fornecedores de Unix.
Saiba mais sobre o Unix nesse artigo: http://ninjadolinux.com.br/a-historia-do-unix/
Em 1982 o sistema V foi o sucessor do UNIX System III. A AT&T desenvolveu e vendeu hardware que executava o System V, a maior parte dos clientes executava uma versão de um revendedor, com base na implementação de referência da AT&T.Um documento de padrões chamado Definição de interface do System V descreveu os recursos e o comportamento padrão das implementações.
Assista o vídeo abaixo ou siga o tutorial para aprender como instalar o Unix System V em uma máquina virtual.
Para você entender como a História do Unix está relacionada ao Linux
Unix foi originalmente criado por Ken Thompson, Dennis Ritchie, entre outras, que trabalhavam nos Laboratórios Bell da AT&T, é um sistema operativo portável, multitarefa (executa várias tarefas ao mesmo tempo) e multiusuário (onde varias pessoas usam ao mesmo tempo).
A maior parte dos servidores na internet utilizam sistemas baseados em Unix. O Linux são sistemas “Unix like” (que utiliza o padrão Unix).
Linux
O Linux é um sistema operacional livre baseado no Unix. O Linux é multitarefa, multiusuário. A historia do Linux começou em 1991, na Finlândia, com o Linus Torvalds. O estudante universitário desejava desenvolver uma versão do Unix que rodasse em micros PC AT e compatíveis, mas que fosse diferente dos sistemas Unix já existentes, cujo preço era muito alto para o usuário comum. Linus Torvalds se inspirou em Andy Tanembaum, criador do Minix, outro sistema Operacional Unix, no qual Linus era usuário. Linus divulgou sua ideia em um newgroup que participava e empolgado pelo projeto, começou a programar sozinho a primeira versão do Kernel do Linux do sistema Operacional.
Se deseja saber mais dessa história. clique aqui