O grupo hacker Anonymous informou que conseguiu invadir o sistema do Banco Central da Rússia. Conforme a postagem realizada na rede social, mais de 35 mil arquivos serão divulgados nas próximas 48 horas com “acordos secretos”. O grupo já haviam declarado uma “guerra cibernética” contra Vladimir Putin logo após que o governo russo começou aguerra contra a Ucrânia.
A declaração foi feita na quinta-feira dia 24/03, por uma de suas contas no Twitter. Na quele mesmo dia, o grupo reivindicou a autoria de um ataque hacker ao site de notícias em inglês RT (antes chamado Russia Today), que é mantido pelo governo russo, voltado ao público externo, o RT traz um viés fortemente pró-Kremlin.
“Queremos que o povo russo entenda que sabemos que é difícil conversarem com o seu ditador por meio de sofrerem represálias”, disse um dos perfis do grupo, @YourAnonNews. “Nós, como grupo, queremos apenas paz no mundo. Queremos um futuro para toda a humanidade. Portanto, queremos que entendam que isto é inteiramente direcionado às ações do governo russo e de [Vladimir] Putin.”
Para aquele que não conhecem, o Anonymous é um grupo que se formou em 2003, conhecido por utilizar a famosa máscara do soldado britânico que inspirou o protagonista do filme “V de Vingança”. Eles entendem a ação hacker como um meio de ativismo político e social.
Em 2020, ficaram conhecidos no Brasil ficaram, por divulgar supostos dados do presidente Jair Bolsonaro, de seus filhos e de integrantes do governo brasileiro como a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e o ministro da Educação, Abraham Weintraub.