Olá pessoal, eu vou falar aqui sobre uma coisa que muita gente ainda não sabe, que é o que na verdade é o Linux e eu também vou mostrar aqui, o que é o Kernel Linux e o que são as distribuições Linux.
Você sabe o que é Linux?
Essa é uma pergunta aparentemente simples e fácil de se responder mas que na verdade esconde uma certa complexidade que muitas pessoas que usam distribuições Linux simplesmente tem dificuldade de responder, ou não sabem como explicar.
O Linux na verdade é o núcleo do sistema operacional que também é chamado de Kernel Linux.
O Kernel, é a parte do sistema operacional que controla o hardware do computador, gerencia o acesso aos outros programas e os recursos do sistema.
A Origem do Kernel Linux
Como eu já falei anteriormente no meu artigo sobre a história da criação do Linux, Kernel Linux foi criado em 1991 pelo programador finlandês Linus Torvalds, que na época era estudante da universidade de Helsinque.
No começo o Linux foi desenvolvido por programadores voluntários, entusiastas de computadores e mais tarde passou a ter a colaboração de grandes empresas como IBM, Sun Mycrosystems, HP, Red Hat, Novell, Oracle, Google, Mandriva e Canonical.
Para saber mais sobre a história do Linux, eu recomendo que você assista a esse vídeo:
Software Livre
O código-fonte do Kernel Linux está disponível livremente sob a licença GPL(GNU General Public License – Licença Pública Geral) que permite que qualquer pessoa possa utilizar, modificar e distribuir livremente, desde que não altere os termos da licença.
O que é uma distribuição Linux?
O que chamamos de Distribuição Linux é na verdade um sistema operacional que é composto pelo Kernel Linux que é o núcleo do sistema operacional, os softwares do projeto GNU(se você ainda não sabe o que é GNU nem porque o Linux também costuma ser chamado de GNU/Linux, leia esse artigo que no final do texto eu falo sobre o GNU) e diversos outros programas selecionados pelos desenvolvedores da distribuição.
Para conhecer melhor as Principais Distribuições Linux eu sugiro que você assista esse vídeo abaixo:
Entre esses programas está a interface gráfica que como é parte mais visível pelos usuários, acaba sendo a principal diferença que eles percebem a primeira vista.
Recentemente eu escrevi esse artigo onde eu explico melhor o que são as diferentes interfaces gráficas existentes nas diversas Distribuições Linux eu mostro também quais são as interfaces mais usadas.
fonte: