O livro Clean code surgiu no ano 2008, um livro escrito por Robert Cecil Martin, conhecido também por UncleBob. Clean code é uma filosofia que o principal objetivo é aplicar uma técnica simples que visa facilitar a escrita e leitura de um condigo, assim o tornando fácil de compreender e revelando sua real intenção.
“Engana-se quem pensa que a limpeza de código é algo complexo! Trocar o nome de uma variável por um melhor, converter funções grandes que fazem várias coisas para funções pequenas que fazem uma única tarefa, diminuir a complexidade do código reduzindo as regras condicionais — if — que ele possui, eliminar código duplicado e etc… Essas são algumas das coisas que podemos fazer para aplicar o conceito de clean code em nossos códigos.”
Regras para um código limpo.
Regra de Escoteiro
A Regra de Escoteiro diz ” Deixe o código mais limpo do que estava antes de você mexer nele.” O programador tem que criar o habito de refatorar o código, isso e uma atividade essencial para a modernização do software e deve ser feita com muito cuidado para não impactar nas funcionalidades existentes e acabar gerando erros. Não tenha pensamentos como “isso é perder tempo valioso” ou “se está funcionando e melhor não mexer” isso prejudicial a longo prazo, pois é melhor refatorar o mais rápido possível enquanto a lógica ainda está fresca na cabeça.
Nomes
Os nomes são muito importantes, é comum as pessoas terem apelidos pelas suas características, para podermos ter um código limpo, devemos fazer isso com ele. Nomear variáveis, funções, parâmetros, classes ou métodos de acordo com suas funcionalidades. Isso é essencial para um bom entendimento do código
Para definição de um nome devemos ser precisos:
- Ser preciso:precisamos passar a ideia central da nossa variável ou método, sem dar voltas, sendo conciso e direto.
- Não ter medo de nomes grandes:um nome bem descritivo, mesmo que seja grande, irá possibilitar uma melhor compreensão e posterior manutenção do código.
Para finalizar:
- Métodos ou Funções:devem ter nome de verbos, para assim, expressar quais são suas finalidades;
- Classes e Objetos:deve ser utilizado substantivos.
Seja um verdadeiro autor do seu código
O código e uma história, nele devemos ser um bom autor, pois devemos nos preocupar com a maneira de contar essa história. A ideia desse tópico e bem simples, para estruturar um código limpo, devemos criar funções simples, pequena e claras. Robert seguia as seguintes regras, a primeira é “Elas precisam ser pequenas”, a segunda é “Elas têm de ser menores ainda”, então segundo Robert as funções devem ter apenas uma tarefa e, assim, saber cumpri-la da forma mais simples possível. Possibilitando que o método seja reutilizado várias vezes em seu código, facilitando sua manutenção à longo prazo.
O paradigma de programação orientada a objeto, ajudo os programadores, auxiliando na criação de métodos que podem ser utilizados em todas as funcionalidades.
Dry
Dry e uma abreviatura para Don’t repeat youeself (Não repita a si mesmo). É um conceito que diz que cada parte de conhecimento do sistema deve possuir apenas uma representação, sendo assim, evita a ambiguidade do código. Não se deve existir duas partes do programa que desempenham a mesma função, ou seja, o famoso copiar e colar no código.