O Ubuntu 17.10 continua lançando novidades para os seus usuários. A ideia da Canonical é continuar agradando os usuários atuais e atrair novos, apesar do aumento das críticas em relação às mudanças feitas na última versão do sistema operacional.
As principais novidades estão na aparência do Ubuntu 17.10, codinome Artful Aardvark. Recentemente a Canonical revelou que iria mudar o ambiente gráfico do Ubuntu, deixando o Unity de Lado e adotando o Gnome. Porém, a empresa mudou a aparência padrão do Gnome para dar um ar mais “Unity” a ele.
A revelação do novo tema veio no último dia 5, quando o tema foi finalmente foi liberado para o público. A mudança do tema em relação as outras versões que usam o Unity não é tão significativa, até mesmo a barra de ícones ficou na mesma posição.
Aparentemente o Ubuntu não quer deixar de se parecer com o Ubuntu.
Portal Cativo do Ubuntu
O Portal Cativo agora é nativo do Ubuntu 17.10. O Portal Cativo é uma “central de controle de usuários” onde o usuário principal pode controlar quem acessa o sistema e a rede, além de poder banir usuários ou “cortar a conexão”.
Este é um sistema particularmente interessante para quem administra uma rede Wi-Fi em um comércio ou até mesmo dentro de casa.
Mudanças no local dos indicadores
Além da recente notícia de que o Ubuntu terá um Dock sempre visível, o time da Canonical também anunciou uma extensão chamada Ubuntu AppIndicators, uma fork do KStatusNotifierItem.
Esta extensão permitirá colocar os ícones indicadores no canto superior direito da tela (uma posição muito mais amigável e familiar para os usuários do Linux).
Este é outro fator interessante que mostra a preocupação da Canonical em agradar seus usuários, já que o Gnome por padrão possui os indicadores no canto inferior esquerdo, algo nada prático para quem utiliza o sistema operacional.