Dia 25 de Setembro, a Microsoft anunciou a chegada do SQL Server para o Linux. Está é a primeira vez que o servidor chega para o sistema operacional em uma versão completa e com suporte oficial.
Além disso, a gigante também está disponibilizando o SQL Server 2017 no Red Hat Enterprise Linux com desconto até junho do ano que vem.
O lançamento acompanha a evolução do SQL server que deixou de ser um simples sistema de administração de banco de dados e se tornou um software que também é usado na análise de dados, aprendizado de máquina e ciência de dados. Um dos componentes principais da nova versão é o suporte para executar cargas de trabalho de aprendizado de máquina dentro do SQL server usando o Python.
Outro fator interessante é que o preço do software não mudou desde o lançamento do SQL Server 2016. Ou seja, o preço é o mesmo para Windows e Linux.
A Microsoft também está trabalhando para que seus clientes movam as cargas de trabalho do SQL Server dos centros de dados físicos locais para a nuvem Azure com mais facilidade. O processo está sendo feito através do Database Migration, projeto que foi criado para fornecer um caminho semi-automatizado para a nuvem com um tempo de inatividade nulo. Dessa maneira os clientes podem manter seus aplicativos mais importantes em funcionamento enquanto fazem a migração.
https://docs.microsoft.com/pt-br/sql/linux/sql-server-linux-setup
https://docs.microsoft.com/pt-br/sql/linux/sql-server-linux-setup
https://docs.microsoft.com/pt-br/sql/linux/sql-server-linux-setup