A comunidade Ubuntu anda em alvoroço desde o anúncio de que o Unity 8 será descontinuado pela Canonical e que o Gnome passará a ser o ambiente desktop oficial.
Junto com essa notícia também veio o fim do interesse da Canonical em desenvolver plataformas para dispositivos mobile.
Porém, os usuários mais aficionados pelo Unity não precisam entrar em desespero. Graças a grande força da comunidade e as facilidades do código aberto, o Unity irá continuar.
A comunidade anunciou que está trabalhando em uma fork do Unity 8 chamada de Yunit.
O projeto ainda não teve avanço em nenhum aspecto, foi feita apenas a forkeação do projeto da Canonical e a disponibilização em um repositório próprio no GitHub. Mas isso era de se esperar, já que o abandono por parte da Canonical ainda está bastante recente.
É importante lembrar a força que um projeto da comunidade tem. Muitas distros criadas e mantidas pela comunidade são poderosas e em alguns casos até melhores do que as distros feitas pelas “grandonas”.
Quem ainda quiser continuar usando o Unity, mesmo após a atualização 18.04 (a atualização que trocará o Unity pelo Gnome), o Yunit é uma excelente aposta e é bom ficar de olho nela.
Segundo os desenvolvedores do Yunit, ele será completamente desenvolvido para Desktop, diferente do Unit 8 que tinha como pretensão se tornar um híbrido para Desktop/Mobile. Isso pode representar melhorias significativas no desempenho do Yunit.
Já para os mobiles, uma outra equipe está focada em continuar o Unit. Essa equipe é a UBports.
Segundo algumas informações divulgadas, a equipe da UBports já entrou em contato com a equipe da Yunit para troca de informações.
Não são notícias completamente ruins. Talvez o abandono do Unity pela Canonical tenha sido melhor do que aparenta para a comunidade fã dessa interface.