O Google há 10 anos fez uma brincadeira no dia primeiro de abril, onde a empresa reimaginou o Google Maps como se fosse um jogo de NES, o Nintendinho. Mesmo sendo apenas uma brincadeira, alguns usuários se inspiraram no conceito e colocaram a ideia em prática. O Youtuber conhecido como Ciciplusplus foi o que chegou mais próximo, com um game em 8-bits totalmente funcional.
Ciciplusplus no final de agosto, publicou um vídeo em que mostrava o jogo do Google Maps rodando em um Nintendinho modificado. O jogo, no entanto, não foi projetado pelo Youtuber sozinho. Ele mesmo falou em ter se inspirado em um projeto anterior, de 2012, do usuário Alastair Aitchison, que recriou mapas do Bing com gráficos do primeiro Legend of Zelda.
O Google Maps do “Nintendinho” funciona de forma similar com a versão normal da plataforma. É possível utilizar os controles do console para navegar pelos países, pode aproximar e afastar a imagem. Mas no entanto, não possui uma barra de buscas, então toda movimentação é feita manualmente.
Ciciplusplus mostra no vídeo que o jogo demora cerca de 30 segundos para abrir e se conectar aos servidores que geram os gráficos em 8-bits por meio de um algoritmo. O Jogo do Google Maps fica dentro de um cartucho de Doom customizado, e todo o processo ocorre em um Raspberry Pi.
O jogo não é perfeito, já que demora muito para navegar pelo mapa usando os direcionais do controle do Nintendindo. Segundo o Ciciplusplus, o projeto é como um piloto e ainda pode ser melhorado por outros modders. No futuro, o youtuber pretende melhorar o game e liberar o código para todos.