Essas fake News que estão circulando sobre o tema do bloqueio do WhatApp, seriam de 48h no período do dia 7 de setembro, data que estãp marcadas diversas manifestações pelo Brasil. Segundo o que foi dito na mensagem, é que a ideia por trás da suspensão do WhatsApp no pais seria para impedir que tais manifestações fossem divulgadas.
Não tem nenhum indicio da justiça brasileira, seja do TJ-SP, do STF (Supremo Tribunal Federal) ou qualquer outro orgão,o vídeo que comprova o suposto bloqueio é, ma verdade, uma reportagem antiga do canal Globo News sobre um pedido de bloqueio do “Zap” pelo TJ-SP realizado em 2015.
As imagens retiradas do canal Globo News, podemos ver o apresentador Dony De Nuccio falando que o TJ-SP pediu o bloqueio do app por 48h “a partir da meia-noite de hoje”. Não há uma menção das datas o que facilitou a retirada de contexto da reportagem, mas uma busca no site da emissora mostra que elas foram ao ar no dia 16 de dezembro de 2015. Além disso, De Nuccio não integra o quadro de jornalistas da Globo News ou de qualquer outro veículo da Rede Globo desde 2019.
Um link do site Jusbrasil, também de 2015 e que trata do mesmo tema, tem sido compartilhado fora de contexto para poder reforçar as mentiras a respeito do suposto bloqueio do app. Apesar de o texto em questão indicar que foi publicado há seis anos e de as datas citadas na publicação também destacarem que a notícia não diz respeito a algo atual (afinal é mencionada a quinta-feira, 17 a meia-noite de, como no início do bloqueio), muita gente parece ter compartilhado o link sem conferir o que se torna um prato cheio para a distribuição de boatos e desinformação.